sexta-feira, 17 de novembro de 2017

MINC ABRE INSCRIÇÕES DE PROJETOS PARA CALENDÁRIO 2018 RIO DE JANEIRO A JANEIRO



 
 
O Ministério da Cultura (MinC) recebe, a partir desta quinta-feira (16/11), inscrições de eventos de cultura, esportes, turismo e negócios que poderão ter a chancela do calendário Rio de Janeiro a Janeiro. O prazo para cadastrar os projetos vai até o próximo dia 15 de dezembro. Os eventos selecionados poderão ter apoio das leis federais de incentivo à cultura e ao esporte, além de patrocínio de empresas estatais.
 
O programa Rio de Janeiro a Janeiro foi lançado em setembro, em uma parceria dos governos federal e estadual, prefeitura e iniciativa privada, para estimular a expansão de eventos tradicionais e viabilizar novos projetos capazes de atrair investimentos e turistas, criando oportunidades de emprego e renda no estado do Rio de Janeiro.
 
O impacto cultural, social e econômico dos eventos será mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos, com relatórios trimestrais e um relatório final. O calendário será aberto com a tradicional festa de Réveillon, que atrai milhares de pessoas ao Rio de Janeiro, e se estenderá ao longo de 2018, com outros eventos populares, como o carnaval de rua e o desfile das escolas de samba. 
 
O Rio de Janeiro é a principal porta de entrada dos turistas no Brasil. Segundo estudo da FGV, um incremento de 20% no fluxo de turistas no Rio de Janeiro tem impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado e gera 170 mil novos empregos. As atividades criativas respondem por 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense e o turismo, por 4%.
 
Cadastre seu projeto
 
As inscrições podem ser feitas em http://www.riodejaneiroajaneiro.com.br. O primeiro passo é clicar no link "cadastre seu projeto", na parte superior do site, e preencher o questionário com dez itens – nome do projeto, entidade proponente (razão social), CNPJ, e-mail, telefone de contato, edição do projeto (primeira, segunda, terceira), mês de realização, região e cidade do Rio de Janeiro onde será o evento e valor total.
 
Após essa etapa, o produtor terá de baixar o formulário de inscrição, com sete páginas, e preencher todos os tópicos, detalhando o evento. Entre as informações solicitadas estão, por exemplo, o segmento do projeto (cultural, esportivo, turístico ou de negócios), o público-alvo, a duração, a mão de obra, o impacto na cadeia produtiva e o tipo de emprego gerado.
 
Depois do preenchimento de todos os itens, o que pode ser feito em etapas, é só anexar o formulário. Também está disponível um botão para anexar o portfólio do projeto. O último passo é clicar no botão enviar.
 
Após o encerramento das inscrições, as produções serão avaliadas pela Fundação Getúlio Vargas, considerando geração de emprego e renda, inclusão social, continuidade e expansão, impacto no turismo e atração de investimentos. Os produtores de eventos aprovados pela FGV terão de inscrevê-los na Lei Rouanet ou nos mecanismos de incentivos dos demais ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário