domingo, 12 de novembro de 2017

IMECAB LANÇA A 32ª MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES



 
             

Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira - IMECAB
CNPJ 23.630.162/0001-09-  Lei de Utilidade Pública Municipal Nº 12.494
E-mail imecablondrina@gmail.com





                        Desde a sua primeira Edição em 18 de novembro de 1986, a “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES” , realizada na cidade de Londrina – Pr, tem sido agraciada pela crítica especializada (jornalistas, produtores, intelectuais, mídia em geral, incluídas as redes sociais) e pelos artistas do circuito de Artes Plásticas como um dos eventos mais significativos e de prospecção da cultura negra do Brasil, seja como forma de expressão cultural ou pela defesa e conscientização da sociedade sobre a importância do negro no contexto sócio cultural em nosso país, tendo alcançado um público médio por Edição de cerca de 20 mil pessoas de forma direta e 55 mil em visibilidade de mídia, alcançando uma vasta extensão territorial que abrange não apenas Londrina e sua Região Metropolitana mas também as cidades de Maringá, Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e países como Portugal, Moçambique, Finlândia, Japão, Rússia, Cabo Verde, Alemanha e Uruguai.
                       
Essa“Mostra” também tem sido aclamada pelo público que compareceu a cada uma das  trinta e uma (31) edições já realizadas, em função da qualidade artística e social, o que fez com que a mesma passasse a fazer parte integrante do Calendário Cultural de Londrina e região e conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Londrina e cidades circunvizinhas, Universidade Estadual de Londrina - UEL, SESC, Associação Comercial de Londrina - ACIL, Fundação Bienal de São Paulo, diversas empresas da iniciativa pública e privada, bem como da mídia em geral (Jornais, Rádios, TVs e Redes Sociais).





                        Grandes nomes do cenário nacional e internacional tem contribuído para o crescimento conceitual da “Mostra”, fazendo dela um aporte para a exposição de seus trabalhos e um palco para suas projeções artísticas.

                        Em sua trigésima segunda edição, os idealizadores da “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES”            desejam ampliar, para esta e as próximas Edições, sua abrangência territorial, a grade de produção, seu acervo, as exposições de artes plásticas, oficinas, workshops, shows musicais, palestras, participantes e novas premiações para os diversos segmentos abrangidos pelo evento, bem como os parceiros e patrocinadores.

Objetivo:

                        A “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES”, como Salão de Artes Plásticas , voltado para a fomentação da cultura negra em Londrina, tem como objetivo consolidar-se como uma alternativa para a revelação e manutenção de valores artísticos, através de ¨mostras¨ de Artes Plásticas, inseridas no contexto social da cultura negra no Brasil, com extrato da cultura negra londrinense, inserida no contexto nacional, incentivando o desenvolvimento sócio cultural e econômico do Norte do Paraná, fortalecendo o turismo regional e gerando oportunidades de emprego, renda, lazer, entretenimento e inclusão social , através das artes plásticas. Ainda, proporcionar o resgate e a conservação do patrimônio artístico e cultural da região e promovendo o intercâmbio cultural entre todas as regiões do país e do mundo.


A Luta do Movimento Negro, a Promoção da Igualdade Racial e a difusão da cultura Afro-brasileira no Município e em todo o Estado do Paraná, fazem parte desse contexto, abrindo espaços para que os artistas negros, principalmente aqueles que são oriundos da periferia , possam ser inseridos no Movimento Negro, tendo a sua arte como bandeira em forma de luta e resistência cultural. 

Histórico:

Os Festivais e Mostras de Cultura Negra tornaram-se um marco na Cultura Nacional e contribuem tanto como forma de fortalecimento da luta do negro pelo seu espaço social quanto pela revelação de novos valores e expressões culturais da sua raça, além de servir como uma ponte para o processo de formação e conscientização do povo brasileiro, mormente no que tange a busca e preservação dos valores éticos e da cidadania.

A “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES”, desde a sua concepção, seguindo essa linha de trabalho, buscou apoio junto a organismos públicos, entidades privadas, a comunidade negra, a classe artística, intelectuais, órgãos de imprensa e mídia em geral, formando uma grande parceriapara a sua realização.
E foi com o sucesso da “MOSTRA” e sua rede de apoio que foram realizadas mais de 50 shows musicais entre artistas regionais, nacionais e internacionais, 40 exposições de pintura e artes plásticas em geral, 45 oficinas de artes plásticas, 14 workshops, 42 palestras, 10 concursos escolares de artes plásticas – rede municipal e estadual, 28 oficinas de pintura óleo e grafite, 16 desfiles de moda com roupas afro, 10 oficinas de máscaras africanas, 8 concursos de culinária africana, sendo que várias obras premiadas foram para exposição na Mostra Visitação no Museu do Negro, em São Paulo, além da projeção  de artistas local para o cenário nacional e internacional Agenor Evangelista, Katia Borges, José Maria Frutuoso, Bhall Marcos Entres Outros.

Devido ao natural crescimento, impulsionado não apenas pelo enorme sucesso de suas 31 edições, bem como pelo próprio espaço conquistado, o respeito e credibilidade
e adquiridos junto aos artistas e o público em geral, faz-se necessário   a busca de novas alternativas financeiras e aportes para atender a esta nova demanda estrutural do evento.

Pelos palcos e espaços da “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES”, passaram nomes de destaque como:

-Pires Laranjeira (Pós Doc e poliglota em Linguistica e Cultura Afro-Luso-Brasileira, com obras espalhadas em diversos museus nacionais e internacionais).
- Edith Rizzo (Especialista em Arte de Rua, Fundadora da AAP – Associação de Artistas de Parati, com Acervo de Obras em Portugal , na Câmara Municipal de Guimarães, Prefeitura de Santa Adélia – SP, Fundação Xuxa Meneguel – RJ e Caixa Econômica Federal, em Londrina.
-Galina (artista renomada, com parte da sua coleção de aquarelas  exposta neste momento em NY e pode ser vista no site www.galinawatercolors.com, e também no site da SaatchiGallery online de Londres, Inglaterra,em parceria com Phillips de Pury&Company)
-Délio Sarro (Pintor, desenhista e escultor, com obras que participaram de exposições como a  JapanInternationalArtistsSocietyofTokio e no YamakataiaDepartmentStore,  Zurique, na famosa Glattcenter ,  em Geneva, na tradicional EuropÁrt, Georgia - EUA, no ArtMuseumof Dalton, Paris Coletiva na Feira Internacional Digne France, Kevelaer – Alemanha na Galeria Kocken.
- Waldomiro de DeusExpõe em vários países como a Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos. Em 1972, volta a viver em Osasco. Viaja a Goiânia GO, em 1977, e lá monta uma casa. Vive de sua arte desde a década de 60, pintando o cotidiano e o folclore de sua terra natal: festas populares, histórias sobre mula-sem-cabeça e lobisomens, bem como imagens escatológicas e eróticas. As figuras humanas são sempre mulatos, nunca brancos ou negros. Em todas as telas há a presença de três cachorrinhos. É considerado o maior primitivista brasileiro ao lado de José Antônio da Silva e Djanira. É reconhecido internacionalmente como um dos mais criativos pintores naifs. Em 1983, é premiado com a AwardingtheStatueofVictory pelo Centro Studi e RicercheDelleNazioni, na Itália.


Além desses, muitos nomes de sucesso no cenário nacional e mundial também participaram da “MOSTRA“Nerival Rodrigues, Felipe Branquinho, Paulo Menta, MassayukiSeko, Henrique Aragão, João Werner, José Maria Frutuoso,  Paulo Acencio de Araujo e outros.



Promoção e Realização:


          Embora tenha autoria determinada, esta que recai sobre o Artista Plástico Agenor Evangelista Santos, que idealizou os primórdios da primeira Mostra, CURADOR da “32a MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES” é Promovida e Realizada pelo Instituto do Movimento da Cultura Afro Brasileira -  IMECAB, de Reconhecimento Público Municipal, sem fins lucrativos e que atua diretamente com toda a classe artística, voltada para comunidade negra local. através de sua diretoria, composta pelo Presidente Vagner Nogueira, o Secretário de Finanças Sidnei Santos e o Secretário Geral Francisco Luz,  em conjunto com as entidades parceiras e patrocinadoras.

            O IMECAB é específico da “MOSTRA”, criado como entidade jurídica de direito privado, exclusiva para administração de todo o evento e responsável por toda sua concepção.

                       A “32a Edição da “MOSTRA AFRO-BRASILEIRA PALMARES” tem o Apoio Culturalda Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria de Cultura Municipal, Diretoria da Biblioteca Pública Municipal, Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UEL, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEEA e LEAFRO da UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário