quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ROMANCISTA KAZUO ISHIGURO GANHA O NOBEL DE LITERATURA 2017

O escritor Kazuo Ishiguro, de 62 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2017. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (5) em um evento em Estocolmo, na Suécia.

Nascido em Nagasaki, no Japão, em 1954, ele se mudou para a Inglaterra aos cinco anos de idade. O autor, que escreve em inglês, publicou livros como "Os vestígios do dia" (1989), que ganhou o Man Booker Prize, e a ficção científica "Não me abandone jamais" (2005), ambos adaptados ao cinema. 

No Brasil, sua obra é editada pela Companhia das Letras, que já lançou também "Noturnos" e "Quando éramos órfãos" e "O gigante enterrado" (2015), romance mais recente de Ishiguro. 

O comitê do Nobel destacou que o escritor retrata em seus livros temas como "memória, passagem do tempo e desilusão pessoal". O comunicado também lembrou que o filme "Vestígios do dia" (1993) foi estrelado pelo ator Anthony Hopkins. 

Os livros de Ishiguro foram traduzidos em 28 línguas. Em 1995, ele recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura. Ele mora em Londres com a mulher e a filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário