quinta-feira, 26 de outubro de 2017

FLIBI: MIGUEL SANCHES NETO FALA DO LEGADO DE JAMIL SNEGE

No dia 26 de outubro, o escritor Miguel Sanches Neto participa do bate-papo “Jamil Snege: cada vez mais visível na literatura paranaense” durante a Flibi, a Festa Literária da Biblioteca. O evento tem início às 16 horas, na Arena BPP, no térreo, com mediação de Omar Godoy. A entrada é franca.

Mesmo com a obra fora de catálogo e esgotada, Snege (1939-2003) é — uma década e meia a após a sua morte — um dos escritores curitibanos mais cultuados, principalmente entre as novas gerações. Sanches Neto vai explicar os motivos deste culto e, principalmente, comentar o Roteiro Literário, o novo projeto do selo Biblioteca Paraná. Nesta proposta, um autor paranaense trata da vida e obra de um outro autor e o primeiro título da coleção é justamente sobre Snege — livro escrito por Sanches Neto que deve ser lançado em novembro deste ano.

Neste que é o quarto dia da Festa Literária da Biblioteca, os eventos acontecem a partir das 9h, com a apresentação de teatro lambe-lambe “A menina e o mundo”, com Alyne Rocha. Também haverá lançamento do livro de Veronica Fukuda, leitura da obra de Manoel Carlos Karam, show do Aline Morena Trio no projeto “Música na Biblioteca”, participação de Priscila Prado no projeto “Aventuras Literárias”, exibição do filme Hotel Atlântico e bate-papo com Juca Kfouri, autor do recente livro de memórias Confesso que perdi


A Flibi
A Flibi segue até 28 de outubro com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante”, diz Fiani.

160 anos da BPP
A realização da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.

Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.

Serviço
Jamil Snege: cada vez mais visível na literatura paranaense, com Miguel Sanches Neto
Dia 26 de outubro, a partir das 16 horas
Arena BPP
Mediação de Omar Godoy
Festa Literária da Biblioteca (Flibi)
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba)

Gratuito
Mais informações: (41) 3221-4974

Nenhum comentário:

Postar um comentário