sábado, 14 de outubro de 2017

ENTREVISTA COM O CONSELHEIRO DE CULTURA DO PARANÁ, DEIVID LIMA



ENTREVISTA PARA O BLOG ARTE BRASIL

Envolvido como voluntário em várias iniciativas culturais que tratam do livro e incentivo à leitura e estudante de psicologia, o londrinense Deivid Lima foi eleito recentemente para ocupar uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura do Paraná.

Gentilmente, ele concedeu esta entrevista para o blog.


a)    Deivid, parabéns por sua eleição! Qual sua expectativa de trabalho como novo membro do Conselho Estadual de Cultura?

R: Muito otimismo, pois o momento é de ampliação no acesso à leitura, tanto pela via da internet, quanto por projetos que visem promover o vínculo da pessoa de qualquer faixa etária com o livro. 

Ademais, a literatura traz consigo inúmeras riquezas que contribuem para o entrelaçamento das variadas áreas culturais, de modo a difundir, além do hábito de ler, um aumento na absorção e produção de conhecimentos de diversos seguimentos do cotidiano, como política, música, literatura, economia e demais assuntos que se somam a informações de cultura e lazer. Minha contribuição será em prol de fomentar ideias que visem a elaboração de projetos culturais estratégicos para as cidades, afim de promover qualidade de vida à população paranaense.

b)    Como você enxerga a atuação do Governo nas demandas dos artistas e produtores culturais paranaenses?

R: O Governo do Estado vem cumprindo com seu papel auxiliador: Temos na esfera geral o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com o propósito de viabilizar o acesso dos agentes culturais do Paraná aos recursos deste, por meio da seleção de projetos culturais; com relação à literatura, há o projeto Agentes de Leitura do Paraná, que objetiva facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes, o funcionamento da Biblioteca Cidadã em 301 municípios e o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), com o objetivo central de assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro. Nesse sentido, minha colaboração será no pautar de debates construtivos a favor da extensão das políticas públicas relevantes existentes para as cidades que ainda não são beneficiadas.


c)    Você tem acompanhado a produção cultural de Londrina e região? O que pode falar a respeito?

R: Sim. A produção cultural de Londrina já alcançou melhores momentos, mas infelizmente este protagonismo se perdera no decorrer desta década, sobretudo nos últimos quatro anos. 

Acredito em sua recuperação e, para isso se concretizar, é necessário repensar sobre uma nova forma de fomento para este segmento, que pode ser pela reestruturação do PROMIC, ou por uma nova modalidade que democratize e dinamize a captação de recursos via projetos culturais elaborados pelos produtores em atividade nesta esfera. 

A cultura de Londrina é riquíssima, deve ser respeitada e prestigiada. E estou a posto para cooperar no processo de reconquista de sua excelência.

d)    Abro o espaço para que você deixe uma mensagem aos internautas que acompanham o blog Arte Brasil:

R: Caros leitores. Primeiramente deixo registrado minha gratidão ao Aldo Moraes pelo espaço que me foi concedido, e para vocês seguidores do Blog e amantes da Cultura como um todo, digo que continuem nadando neste mar de histórias reais da humanidade, que se salguem nos sais das nossas histórias. 

A cultura é composta de traços criados pela espécie humana, entrelaçadas às outras espécies de seres vivos, formando uma coletividade com sua identidade singular. Portanto, que possamos nos permitir para o conhecimento, para a liberdade, para a vida. Ame, se ame e ame a quem estiver ao seu redor. Cresça, voe e transcenda na arte de se relacionar. 

Oportunidades e novas conquistas podem se dar na arte do encontro, com um puro gesto de amar. Leiam muito, leia também ao sonhar. Ao ser humano que lê, atributo transcendente se vê, essência potente que faz a vida enriquecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário