sábado, 14 de outubro de 2017

ENTREVISTA COM A CONSELHEIRA DE CULTURA DO PARANÁ, THATIANE ANDREA




Membro da Comissão de Avaliação do Programa Estadual de Incentivo a Cultura do Paraná/PROFICE, a produtora cultural Thatiane Andrea foi eleita também para ocupar a cadeira de artes visuais no Conselho Estadual de Cultura do Paraná.

Em entrevista inédita, ela fala ao blog Arte Brasil sobre as expectativas desse mandato e conversa sobre o fazer cultural em Londrina e no Paraná:

PERGUNTA: Thatiane parabéns por sua eleição. Qual sua expectativa de trabalho como membro do Conselho Estadual de Cultura? 

RESPOSTA: Muito obrigado em primeiro lugar. Expectativa é aprender, trazer o conhecimento para Londrina. Para que possamos discutir sobre cultural melhor com nosso prefeito. E dar uma assistência aos nossos produtores. Regional. 

P: Como você enxerga a atuação do Governo nas demandas dos artistas e produtores culturais paranaenses? 

R: O Governo estadual está todos os dias aprimorando os sistemas para facilidades dos produtores de encaminhar seus projetos culturais. A cultura estadual é algumas vezes chamada como uma cultural só da capital, isso é um equívoco, a cultura é para todos em um todo. Para que aja o conhecimento cultural no estado ocorre o investimento sempre com foco de ajudar o produtor. Menos burocracia, pois todos os processos são feitos via Internet. Deixo meu humilde relato sobre o que eu conheci e vejo relato sempre na secretaria estadual de cultura. 

P: Você tem acompanhado a produção cultural de Londrina e região? O que pode falar a respeito? 

R: Falta mais o apoio dos respectivos municípios. Não pode ocorrer o processo de passar por etapas o SEEC tem como seu foco as regiões do interior, os editais são criados aguardando que ajam mais inscritos projetos dessas localidades, pois onde ocorre atenção. E a felicidade de ver produtores de muito longe escrevendo seus projetos. Mostrando que a cultura é para todos. 

P: Sabemos que você ocupa uma cadeira na Comissão de Avaliação de Projetos do Profice. Fale um pouco desse importante trabalho na cultura do Paraná: 

R: Nossa, coloque trabalho nisso em. Rsrs. Coloco-me no forma de aprendiz. Tenho muito tempo  participando de projetos culturais. Fui diretora de uma entidade e sei como é difícil essas etapas, aceitei passar por esse novo aprendizado, que foi me concedido, estou na luta para que a Cultura de Londrina venha utilizar o sistema estadual. 

Para sairmos desde modo arcaico de papéis. E sim um momento onde cuidados mais da cultura e menos dos papéis. Tivemos alguns problemas espero que o secretário de Londrina tenha conseguido resolver sem transtornos. Temos que ser Unidos na política cultural. Para que todos possam ter seu espaço e seus reconhecimentos. 

P: Abro o espaço para que você deixe uma mensagem aos internautas que acompanham o Blog Arte Brasil:

R: Queridas e queridos internautas. Quero que saibam que podem contar comigo para ajudá-los. Todos somos produtores e temos que só descobrir em que área cada um se encaixe melhor. A cultura é o mecanismo mais belo que temos para fazer outras pessoas felizes. Então devemos pensar mais em como levar a cultura e não em como vamos burocratizar muito mais nossa cultura. Espero que cada dia mais eu possa ajudar todos, contem comigo. Saudações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário