quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CULTURA DO PARANÁ E DETRAN LANÇAM PROJETOS CULTURAIS EM PARCERIA

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), Marcos Traad, lançaram nesta terça-feira (10/10) pela manhã, no Gabinete de Gestão da Informação (GGI) do Palácio Iguaçu dois projetos em parceria: “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018”. As duas propostas unem atividades artísticas e culturais a conceitos de educação no trânsito. O investimento total é de R$ 611,5 mil.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, ambos os projetos vêm para reforçar ainda mais o trabalho do Detran-PR na formação de uma população mais consciente em relação às leis de trânsito e também consolida a parceria com SEEC. “Já fizemos várias ações conjuntas porque acreditamos que a Cultura pode e deve ajudar na educação no trânsito e na construção de uma sociedade mais justa”.

O projeto “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” tem como propósito a pintura em arte grafite de toda a extensão do muro do Detran-PR situado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em Curitiba. São 160 metros de muro que receberão a arte de grafiteiros selecionados por meio do Edital Nº 006/2017. Haverá ainda oficinas de grafite para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“A intenção do Detran é usar linguagens e formatos que chamem atenção dos jovens, que são um grupo de risco no trânsito paranaense. Queremos usar arte e chamar atenção, para então promover mudança de comportamentos”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

A execução da arte no muro e das oficinas será de 11 a 17 de dezembro de 2017. Na data da entrega do muro, prevista para a tarde do dia 17 de dezembro, haverá uma grande confraternização, com pista de Halfpipe (estrutura em forma de U para prática de esportes radicais, como o skate, patins em linha ou bicicletas BMX), apresentação de Hip Hop e DJ.

Viradinha Cultural Paraná 2018
A segunda edição da Viradinha Cultural Paraná será realizada de 6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, no Balneário Caiobá, em Matinhos, dentro do programa Verão Paraná do Governo do Estado. Neste período, crianças e adolescentes terão a oportunidade de assistir a espetáculos de circo, contação de histórias e peças de teatro, além de participar das oficinas e jogos lúdicos na tenda da SEEC e Detran-PR. Todas as atividades serão gratuitas e dentro da temática de educação no trânsito.

A seleção dos espetáculos apresentados durante a Viradinha está sendo realizada por meio do Edital Nº 007/2017, que vai selecionar e premiar até 20 projetos de Circo, Contação de Histórias e Teatro para crianças e adolescentes.

O secretário da Cultura explica que essa é uma forma de fomentar e incentivar também os artistas, que costumam ter dificuldades nesta época do ano. “O governo do Estado vai gerar trabalho em uma época que é complicada para os artistas. Além disso, há o movimento que essas ações levam para o litoral, com geração de trabalho e renda. Acredito que a Viradinha vai ser um grande sucesso. O edital está aberto e a gente espera que as pessoas participem”, concluiu Fiani.

Editais
Em ambos os editais podem participar pessoas jurídicas de direito privado, que tenham em seu estatuto ou contrato social atividades artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Estado do Paraná. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via SEDEX e endereçadas à Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura até 20 de novembro de 2017. Confira todas as informações sobre os editais “Prêmio Arte Urbana – Repeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018” no menu ‘Editais’ do site www.cultura.pr.gov.br.

Serviço
Lançamento dos projetos “Arte Paraná – Respeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018” da Secretaria da Cultura e Detran-PR
Inscrições abertas para os editais até 20 de novembro de 2017
Editais e anexos: www.cultura.pr.gov.br
Informações: cac@seec.pr.gov.br | (41) 3321-4859

Crédito das fotos: Kraw Penas
Legenda: Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, anunciam projetos em parceria nesta terça-feira (10/10), no Palácio Iguaçu, em Curitiba-PR.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
(41) 3321 4739 | 3321 4729
imprensa@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário