sexta-feira, 13 de outubro de 2017

COMUNICADO URGENTE E IMPORTANTE SOBRE O LONDRIX



Prezados colaboradores, público e apreciadores do Londrix – Festival Literário de Londrina.

Gostaríamos de anunciar que estamos nos preparando para a 14ª edição do Festival na cidade de Londrina. Antes, porém, precisamos esclarecer e comunicar alguns fatos.

A edição anterior – a 13ª edição do Londrix, realizada em fevereiro deste mesmo ano – foi uma edição fora de época, feita após aprovação de verba no MinC através de uma premiação do projeto pela Biblioteca Nacional. Antes disso, sempre realizamos o festival com patrocínio do Promic (programa municipal de incentivo a cultura) e com algumas verbas de parceiros de iniciativa privada. Entre recursos limitados e todas as dificuldades que fazer cultura envolve, sempre honramos nossos compromissos. Ainda que aos trancos e barrancos.

No entanto, infelizmente, isso não aconteceu com a verba aprovada pelo governo federal para a 13ª edição.
Há um ano – já antes da realização da edição de fevereiro – estamos tentando receber do MinC o valor aprovado para a realização do projeto. Optamos por realizar o Festival em fevereiro mesmo sem termos a verba em mãos, pois além de ser o prazo limite para a realização (senão perderíamos o direito de usar o valor aprovado) tivemos a garantia (documentada por troca de e-mails e telefonemas) de que receberíamos o valor, mesmo que com atraso. Por conta disso, ao convidarmos os artistas e nos comprometermos com a equipe de produção, deixamos clara a possibilidade de atraso no recebimento.

Acontece que a dificuldade foi ainda pior: levamos um grande calote do MinC/Biblioteca Nacional. Até o presente momento não apenas estamos sem receber a verba como já recebemos pareceres que ‘desenganaram’ o tal recebimento.

Depois de uma novela enorme, com centenas de contatos, tentativas de diálogos e negociações, discussões e argumentos, resolvemos que o único jeito de tentarmos receber essa verba e honrar os compromissos da 13ª edição do Londrix (fevereiro/17) será juridicamente e, por isso, já estamos fazendo ações para levantar a verba para arcar com custas e honorários do advogado.

É lamentável termos que chegar a esse ponto para recebermos um valor amplamente aprovado, com toda a documentação validada e com a realização garantida. Mas é uma pena ainda maior fazermos nossa equipe e nossos convidados passarem por tamanho constrangimento, além de prejudicar – e muito – a imagem do Londrix. O Festival não precisava ter que enfrentar mais essa dificuldade que quase nos desanima e impede suas futuras realizações.

Estamos abertos para tirar quaisquer dúvidas da situação burocrática e judicial sobre a questão da verba X MinC e biblioteca nacional. Quem quiser mais detalhes e prestação das contas sobre as pendências dessa 13ª edição nos procure que conversaremos com todo prazer. Assim como com aqueles que tiverem quaisquer sugestões ou formas de nos ajudar.

Agora, é importante esclarecer que a próxima edição, que será a 14ª, será feita com verba aprovada pelo edital do PROMIC. Infelizmente, por questões de prestação de contas, não podemos usar essa verba para pagar qualquer pendência de uma edição anterior, feita por edital de outro órgão. Isso, além de não permitido pelo programa municipal, é considerado crime.

Como até o momento não assinamos o convênio com o PROMIC e aprendemos com a experiência, ainda não divulgaremos nem adiantaremos nada sobre a programação da 14ª edição até que a documentação esteja assinada e a verba creditada. Inclusive, o evento programado para acontecer em 20/10 (lançamento do livro “Barthes 100: ideias e reflexões”) está sendo feito sem nenhuma verba, contando apenas com uma parceria do Londrix com a EDUEL e o Museu Histórico de Londrina. Muitos outros eventos vinculados ao Festival têm sido feitos sem qualquer fundo ou verba de custeio.

Sendo assim, pedimos, mais uma vez, desculpas aos nossos parceiros, nossos colaboradores e aos artistas que participaram conosco da 13ª edição do Londrix. Sabemos que estamos em débito com todos e estamos tentando, agora judicialmente, resolver a questão o quanto antes e procurando – se é que isso é possível – prejudicar minimamente os envolvidos.

Agradecemos a compreensão dos que nos aguardam e dos que têm nos procurado oferecendo ajuda de todas as formas.

Fazer arte e cultura tornou-se um ATO DE RESISTÊNCIA e, por isso, pedimos que não desistam do Londrix. Convocamos Londrina e região para que apoiem o Festival, para que estejam presentes e prestigiem. Só assim conseguiremos mostrar aos burocratas e aos impedidores que todo tipo de arte – e, no caso específico do Londrix, a literatura – é fundamental para a construção de uma sociedade muito mais aproximada do que entendemos como justa e oportunizadora.

Atenciosamente,
Londrix Festival Literário
AARPA – Atrito Arte Produtores e Artistas Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário