segunda-feira, 4 de setembro de 2017

CONHEÇA O NOVO CONSELHO DE CULTURA DO PARANÁ



Eleições CONSECA Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) encerrou neste domingo (03/09), em Londrina, a última etapa da Conferência Estadual de Cultura 2017, convocada com o objetivo de eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). Os conselheiros titulares e suplentes das oito macrorregiões histórico-culturais e de nove das 10 áreas artístico-culturais foram eleitos em encontros realizados de 19 de agosto a 3 de setembro.

“Eu gosto sempre de reforçar a importância da participação da sociedade civil na definição das políticas públicas que vão construir uma cultura mais forte para o Estado. O conselho logo vai ser empossado e teremos muito trabalho pela frente, para consolidar as ações que estamos desenvolvendo a frente da Secretaria de Estado da Cultura”, comentou o secretário João Luiz Fiani.

Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. O processo de seleção dos membros do poder público já está em andamento e deve ser concluído até a segunda quinzena de setembro.

Para o coordenador de Incentivo à Cultura da SEEC, Isidoro Diniz, o processo eleitoral foi um sucesso. “Nós tivemos mais de mil eleitores inscritos e uma participação muito bacana. Em Pato Branco, por exemplo, cerca de 40 indígenas Guarani de Chopinzinho estiveram presentes na votação. E nossa equipe teve uma importância fundamental para realização desse trabalho, dando atenção às regionais, entidades de classe, aos candidatos e aos eleitores. Foi um time perfeito”, elogiou.

Disputaram às vagas ao CONSEC 54 delegados-candidatos no total, sendo 32 das macrorregiões e 22 das áreas culturais.

Representantes eleitos para o CONSEC das Macrorregiões:

Curitiba e Região Metropolitana – Rosemari Aparecida de Oliveira Cavalli (titular) e Anderson Gustavo Hoch Martins (primeiro suplente). A eleição ocorreu no dia 19 de agosto, na cidade de Curitiba.

Litoral - Beni Moura Cardozo (titular) e Fernanda Burgel Fressato (primeira suplente). A eleição aconteceu no dia 20 de agosto, na cidade de Antonina.

Centro-Sul – Norbert Heinz (titular) e Andre Luiz Bischof Pizzatto (primeiro suplente). A eleição ocorreu no dia 26 de agosto na cidade de Guarapuava.

Sudoeste – Juliana Aparecida Balansin (titular) e Ivania Sandra Zuqui (primeira suplente). A eleição foi no dia 26 de agosto em Pato Branco.

Oeste – Antonia Marlene Vilaça Telles (titular) e Sandra Schiavini (primeira suplente). A eleição foi realizada no dia 27 de agosto em Cascavel.

Noroeste – João Henrique Ernesto de Andrade (titular) e Max Delly de Mello Correia (primeiro suplente). A eleição ocorreu no dia 27 de agosto em Paranavaí.

Campos Gerais – João Luiz dos Santos (titular) e Hélcio Luiz Wendler Kovaleski (primeiro suplente). A eleição aconteceu no último sábado (02/09) em Ponta Grossa.

Nordeste – Soraya Amaral (titular) e Frederico Augusto Garcia Fernandes (suplente). A eleição foi realizada neste domingo (03/09) em Londrina.

A eleição para as áreas artístico-culturais ocorreu nas oito etapas da Conferência. Em todas as macrorregiões, as urnas contendo os votos para os candidatos das áreas foram lacradas, respeitando o Artigo 19 do regulamento, anexo à Resolução nº 028/2017. Estas urnas foram abertas na etapa final, em Londrina, e os votos apurados. A única área que não teve definido o representante no CONSEC foi a de Circo, que teve uma candidata inscrita, mas sem votos contabilizados.

Representantes eleitos para o CONSEC das Áreas Artístico-Culturais:

Artes Visuais - Thatianne Andréa da Silva (titular) e Kennedy Piau Ferreira (primeiro suplente).

Audiovisual - Jeferson Ayetta de Miranda (titular) e Nelson Henrique Wendling Settani (primeiro suplente).

Circo – Sem candidato eleito por falta de votos.

Dança - José Maria de Almeida Junior (titular) e Marcella Souza Carvalho (suplente).

Literatura, Livro e Leitura - Deivid Carlos Santos Lima (titular) e Andressa Pereira Serpejante (suplente).

Manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura - Luís Cesar Ferreira (titular) e Stanley Kennedy Garcia (suplente).

Música - Leonardo Franceschi Ferreira (titular). Não há suplente.

Ópera - Gehad Ismail Hajar (titular). Não há suplente.

Patrimônio Cultural Material e Imaterial - Viviane Regina Calikevstz (titular) e Juliano Geraldi (primeiro suplente).

Teatro - Laércio Sobral (titular) e Danilo do Amaral Santos Lagoeiro (suplente).

O CONSEC

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.
Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário