quinta-feira, 10 de agosto de 2017

POETA, LETRISTA E FILÓSOFO ANTONIO CÍCERO É ELEITO PARA ACADEMIA DE LETRAS

escritor Antonio Cicero foi eleito nesta quinta-feira (10) para a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo Eduardo Portella, morto no dia 3 de maio deste ano.

"Antonio Cccero é um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea", declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho. 

Cicero foi eleito por 30 votos. Concorreram na eleição, 22 acadêmicos - 12 por cartas. 

Antes de Cicero, os ocupantes anteriores da cadeira 27 foram: Joaquim Nabuco – fundador da cadeira e que escolheu como patrono Maciel Monteiro, Dantas Barreto, Gregório da Fonseca, Levi Carneiro e Otávio de Faria. 

4 de julho - O poeta Antonio Cicero durante a abertura da Flip em Paraty (Foto: Flavio Moraes/G1) 4 de julho - O poeta Antonio Cicero durante a abertura da Flip em Paraty (Foto: Flavio Moraes/G1) 
Formado em Filosofia, em 1972, pelo University College London, da Universidade de Londres, Antonio Cícero é autor dos livros de poemas Guardar (Rio: Record, 1996), A cidade e os livros (Rio: Record, 2002), Porventura (Rio: Record, 2012) e, em parceria com o artista plástico Luciano Figueiredo, de O livro de sombras (Rio: +2 Editora, 2010). 

O acadêmico também publicou as obras de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (Rio: Francisco Alves, 1995), Finalidades sem fim (São Paulo: Companhia das Letras, 2005) e Poesia e filosofia (Rio: Civilização Brasileira, 2012). Além disso, suas entrevistas foram reunidas no livro de Arthur Nogueira, intitulado Encontros: Antonio Cicero (Rio: Azougue, 2013). 

Além disso, Cicero organizou o livro de ensaios Forma e sentido contemporâneo: poesia (Rio: EdUERJ, 2012) e, em parceria com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo (Rio: Francisco Alves, 1994). Em parceria com Eucanaã Ferraz, produziu a Nova antologia poética de Vinícius de Moraes (São Paulo: Companhia das Letras, 2003). 

Em 1993, concebeu o projeto intitulado “Banco Nacional de Ideias”, através do qual promoveu, em colaboração com o poeta Waly Salomão e com o patrocínio do Banco Nacional, ciclos de conferências e discussões de artistas e intelectuais de importância mundial, como João Cabral de Melo Neto, Richard Rorty, Tzvetan Todorov, Hans Magnus Enzensberger, Peter Sloterdijk, Bento Prado Jr. e Darcy Ribeiro, entre outros. É também autor de inúmeras letras de canções, tendo como parceiros compositores como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco. 

Mais recentemente, em 2012, Antonio Cicero foi agraciado com o “Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade”, concedido pela Universidade Candido Mendes e pelo Centro Alceu Amoroso Lima pela Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário