domingo, 6 de agosto de 2017

JORNAL CANDIDO ENFOCA ROMANCE DE FORMAÇÃO

seecA edição de agosto de 2017 do jornal Cândido, editado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná, traz um especial sobre romance de formação, termo que se refere a uma obra literária que investiga por que alguém se torna o que é. A expressão Bildungsroman (romance de formação, em alemão) foi cunhada pelo filólogo alemão Karl Morgenstern no século XIX, para se referir ao romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe — narrativa publicada em duas partes, inicialmente em 1795 e depois em 1796.

Uma ampla reportagem explica o que é o romance de formação, que existe desde a Grécia Antiga e é produzido por autores contemporâneos, como o norueguês Karl Ove Knausgard e o brasileiro Michel Laub. O especial também inclui uma lista de oito obras fundamentais para compreender o Bildungsroman, além de um texto de Miguel Sanches Neto a respeito dos anos de formação do poeta José Paulo Paes (1926-1998) em Curitiba.

Entre os destaques da edição 73 do Cândido, uma reportagem — assinada pelo jornalista e cronista Alvaro Costa e Silva — sobre os 120 anos da Academia Brasileira de Letras, entidade que reúne não apenas escritores, mas personalidades da cultura brasileira. Outro texto apresenta algumas das novas metas da Academia Paranaense de Letras, que completa 81 anos em 2017.

O Cândido 73 publica os melhores momentos da participação de Marcelino Freire, em junho deste ano, no projeto “Um Escritor na Biblioteca”, e o conto “Literatura contemporânea”, de Fernando Bonassi, roteirista, dramaturgo e escritor, autor, entre outros, do romance Luxúria (2015). Também estão nas páginas desta edição fotos de Cyro Ridal, na seção Cliques em Curitiba, e um poema de Adélia Maria Woellner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário