sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ARTE BRASIL, BATUQUE NA CAIXA E PARCEIROS RECEBEM DIPLOMA E AGRADECIMENTOS DA SAM 2017


Chegamos ao encerramento de mais uma Semana de Ação Mundial (SAM), com muitas conquistas e também despertares que permanecem.

Nesta semana, postamos em nosso Facebook (https://www.facebook.com/campanhanacionaldireitoeducacao/) diversas fotos e relatos que nos enviaram! Ficamos muito felizes em ver o Plano Nacional de Educação ser discutido em tantos lugares do país!

Esta mensagem é de agradecimento por ter nos enviado seu relatório e também as imagens de atividades do batuque na caixa.

Disponibilizamos, também,o certificado da SAM 2017.
____________________________________________________________
Um breve balanço da SAM 2017

No Brasil, durante a semana de 04 a 11 de junho, período dedicado nacionalmente à SAM, foram distribuídos cerca de 800 kits por todo o Brasil, envolvendo inúmeros atores da comunidade educacional. Essa Semana de Ação Mundial envolveu também parlamentares, dirigentes e conselheiros de educação, e tomadores de decisão em inúmeras audiências públicas pelo país.

A SAM 2017 mobilizou, no mínimo, uma estimativa de 150.210 pessoas, durante o mês de junho. Com o apoio de organizações parceiras, puderam ser produzidos os materiais da Semana em linguagem acessível para todos os sujeitos de direito (veja aqui: http://semanadeacaomundial.org/2017/conteudo-acessivel/) e, além disso, todos os materiais são Recursos Educacionais Abertos, em licença livre (CC BY 4.0), e pudemos confeccionar os materiais com fontes responsáveis (FSC).

A contribuição de cada organização e pessoa participante da Semana de Ação Mundial 2017 foi primordial para que alcançássemos esses resultados, que impactaram significativamente para um debate mais qualificado em torno do direito à educação no Brasil e também no sentido de pressionar os governantes para que esse direito seja cumprido e o seja integralmente.

Entre os dias 12 e 13 de junho, ocorreu o Evento Nacional da Semana de Ação Mundial 2017, com Seminário sobre o impacto das políticas de austeridade no direito à educação e com sessão solene na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Essa incidência gerou impacto não somente para o debate em torno da questão do trabalho infantil e das demais formas de exploração de crianças e adolescentes, com o lançamento da campanha ?100 milhões por 100 milhões? (saiba mais e junte-se a nós: http://100milhoes.org.br) como também e especialmente colocaram luz sobre a importância do Plano Nacional de Educação no enfrentamento a tais problemáticas e sobre o seu não cumprimento.
No dia 24/6, 31 dispositivos do Plano Nacional de Educação tiveram seus prazos previstos para 2015, 2016, e 2017 encerrados, sendo somente um cumprido plenamente. Pudemos também pautar novamente como a EC 95/2016 impacta drasticamente nas violações dos direitos, por limitar os investimentos nas áreas sociais.

Neste momento, pudemos contar com a presença de grande representação da rede da Campanha com seu Comitê Diretivo e Comitês Regionais que dão a vida a toda luta da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
____________________________________________________________
Queríamos parabenizar pela força-tarefa nacional que vocês empenharam para a realização da Semana de Ação Mundial (SAM 2017) em todos os estados brasileiros.Temos recebido várias notícias e fotos das atividades em todo o país e ficamos muito felizes em ver que estão sendo verdadeiros instrumentos de mobilização em torno do monitoramento do Plano Nacional de Educação.

Esse trabalho de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na nova campanha 100 Milhões por 100 Milhões é uma estratégia que começa agora na SAM 2017, mas segue ao longo de dois anos. Assim, fiquem de olho nas novidades por vir e participem conosco.

Finalizamos esta carta com um MUITO OBRIGADO por mantermos juntas e juntos viva e atuante a Semana de Ação Mundial 2017. Esperamos novamente vocês em 2018!

Participaram como parceiros do Instituto Cultural Arte Brasil/batuque na caixa: DOMINGO QUENTE; COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT; TS SOLAR/INCASOL; ASSOCIAÇÃO SOLUÇÃO; ACADEMIA FLAP; COLÉGIO ESTADUAL WISTREMUNDO P GARCIA; COLETIVO ANESTESIA; VIDATECH; MÚSICA DE PERCUSSÃO EVENTOS; AISCUL SOCIAL; INSTITUTO AMAFIL E ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL AMAR SIM. E os poetas ALDO MORAES, BHALL MARCOS, CAMILA GOMES, LUCIANA BITTENCOURT, RONILSON RONY, STANLEY GARCIA, VAGNER XAVIER, MARCELO SOUTO; VALDIR ;RODRIGUES DA SILVA, EDRA MORAES, VALDENIR MAGALHÃES, LÍVIA DE LA ROSA E CINTHIA CORTEGOSO.

Também o palestrante de meio ambiente EDUARDO CARVALHO e os curadores do evento THATIANE ANDREA DA SILVA E CLODOVIL MORAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário