domingo, 20 de agosto de 2017

A CARREIRA DE JERRY LEWIS

Jerry Lewis atingiu o estrelato junto do cantor Dean Martin, com quem atuou a partir de 1946 e formou uma das duplas mais memoráveis do humor americano. 

Dean Martin era o elegante da dupla, especialmente quando cantava, enquanto Jerry Lewis exercia o papel do parceiro imprevisível. Os espetáculos eram totalmente abertos à improvisação. 

Após dez anos de sucessos demolidores nos teatros e no cinema, graças a filmes como "O marujo foi na onda" (1952) e "O rei do laço" (1956), em 24 de julho de 1956 Dean Martin e Jerry Lewis fizeram o último espetáculo como dupla no clube Copacabana, em Nova York. 

Ainda na década de 1950, Lewis se notabilizou pelas apresentações em clubes noturnos, na televisão e no cinema. Ao longo de cinco décadas de carreira, ele estrelou mais de 50 filmes.
Jerry Lewis brinca com a imprensa pouco antes de sua festa de  90º aniversário, em Nova York, em abril de 2016 (Foto: Brad Barket/AP) Jerry Lewis brinca com a imprensa pouco antes de sua festa de  90º aniversário, em Nova York, em abril de 2016 (Foto: Brad Barket/AP)
(Foto: Brad Barket/AP) 
 
O filme mais famoso de sua carreira é a comédia “O Professor Aloprado”, de 1963. Protagonizado e produzido por ele, o longa conta a história do atrapalhado professor universitário Julius Kelp. Depois de ser humilhado por alunos e quase demitido da instituição de ensino pelas constantes trapalhadas em que se envolve, Kelp cria uma fórmula que o faz ser elegante, charmoso e bom de papo. Nasce então Buddy Lee.

O filme ganhou uma nova versão na década de 1990, quando Eddie Murphy viveu o professor aloprado.
Seu último filme, lançado no ano passado, foi "A Sacada", em que faz um papel secundário. O último como protagonista foi "Max Rose", de 2013, o primeiro em que ele fez o papel principal desde "Rir é Viver", de 1995. 

No longa, ele interpreta o viúvo Max Rose, que, ao mesmo tempo em que sofre com a perda da esposa Eva (Claire Bloom), investiga uma descoberta que pode acabar com as certezas adquiridas após muitos anos de casado. 

Já o antepenúltimo trabalho de Jerry como ator foi o filme brasileiro "Até que a Sorte nos Separe 2", em que trabalhou com Marcius Melhem e Leandro Hassum. Na época das filmagens, o ator estava com 87 anos.

Outro grande trabalho do ator foi o filme “O Rei da Comédia”, de 1983, dirigido por Martin Scorsese. Lewis é Jerry Langford, um comediante de sucesso que possui um programa de TV no qual dá oportunidade a jovens humoristas de talento. A caminho do trabalho, ele é sequestrado por Rupert Pupkin (Robert De Niro), que só o libera em troca da participação em seu programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário