sábado, 1 de julho de 2017

TEATRO OURO VERDE É REINAUGURADO




 
 Placa inaugural foi descerrada simbolicamente no centro do palco

Uma cerimônia solene, realizada na noite desta sexta-feira (30), marcou a entrega oficial do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, pouco mais de cinco anos após o prédio ter sido consumido por um incêndio. A solenidade foi prestigiada por mais de 700 autoridades, convidados e artistas de várias áreas, com direito à apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), de canto coral e um fragmento do espetáculo Bodas de Café, de 1984, de autoria de Nitis Jacon, que narra parte da trajetória dos pioneiros de Londrina, no auge da cultura cafeeira. 

Durante a cerimônia o governador Beto Richa assinou um decreto-lei que nomeia 15 agentes universitários da carreira técnica da UEL, garantindo a reabertura e funcionamento definitivos do Cine Teatro. 

 
Funcart encena trecho da peça Bodas de Café, de 1984, de autoria de Nitis Jacon
 
A placa inaugural foi descerrada simbolicamente no centro do palco pelo governador Beto Richa, pelo secretário estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, pelo prefeito Marcelo Belinati, pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, acompanhada do vice-reitor, Ludoviko Carnasciali dos Santos e pela Diretora da Casa de Cultura da UEL, Cleusa Cacione. 


.
 
OSUEL executou música composta especialmente para a reinauguração do Teatro
 
Diversas autoridades prestigiaram a solenidade como o secretário Estadual de Cultura do Paraná, João Luiz Fiani; Luiz Cláudio Romanelli, líder do governo; os deputados federais, Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly; deputados estaduais, Cobra Repórter e Tiago Amaral; o reitor da UEM, Mauro Baesso, vereadores, representantes de órgãos públicos estaduais, além de professores e servidores da UEL. 

 
Teatro volta à cena cultural londrinense
 
Artistas de diversas vertentes também participaram da cerimônia, como o diretor do Festival Internacional de Música de Londrina, Marco Antônio de Almeida, o diretor do Festival Internacional de Londrina (FILO), Luiz Bertipaglia, além de integrantes do Grupo Proteu de Teatro, criado em 1978, por Nitis Jacon. 

O grupo protagonizou o movimento teatral local, colaborando para destacar Londrina no cenário nacional. 
Programação estendida - A partir deste sábado (1º) a população poderá contar com uma extensa programação cultural, que contempla dança, teatro, música e artes plásticas. Os convites gratuitos poderão ser retirados na bilheteria do Ouro Verde. A programação prossegue até o próximo dia 7 de julho. A partir do próximo dia 8 começam as atividades do 37º Festival Internacional de Música de Londrina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário