sexta-feira, 14 de julho de 2017

NOBEL DA PAZ LIU XIAOBO

O dissidente chinês Liu Xiaobo morreu nesta quinta-feira (13), no nordeste da China. O Prêmio Nobel da Paz de 2010 tinha um câncer de fígado em fase terminal e sofria de falência múltipla dos órgãos. A família não aceitava que ele recebesse respiração artificial. 

O Gabinete de Assuntos Jurídicos da cidade de Shenyang, onde fica o Hospital Universitário Nº1, afirmou que a morte de Liu, de 61 anos, aconteceu três dias depois começar a receber tratamento intensivo. 

Em 2009, o ativista foi condenado a 11 anos de prisão, acusado de "subversão" após reivindicar reformas no país. Ele foi um dos autores da Carta 08, um texto que defendia a democracia na China. O professor, intelectual e dissidente ainda tinha três anos de sua condenação a cumprir. Os governos dos Estados Unidos, Alemanha e Taiwan ofereceram tratamento a Liu. 

Homem passa por imagem de Liu Xiaobo em exposição no Centro Nobel da Paz, em Oslo (Foto: Odd Andersen/AFP) Homem passa por imagem de Liu Xiaobo em exposição no Centro Nobel da Paz, em Oslo (Foto: Odd Andersen/AFP)
Homem passa por imagem de Liu Xiaobo em exposição no Centro Nobel da Paz, em Oslo (Foto: Odd Andersen/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário