segunda-feira, 31 de julho de 2017

DRAMATURGO SAM SHEPARD MORRE AOS 73 ANOS

Sam Shepard, ator e dramaturgo, morreu neste domingo (30/7), aos 73 anos. Considerado um dos grandes autores de teatro da sua geração, o americano tinha esclerose lateral amiotrófica e faleceu em casa, no Kentucky, ao lado de familiares, segundo o site “Broadway World”.

Autor de 44 trabalhos para teatro, além de ensaios e livros de contos, Shepard passou a equilibrar a frutífera carreira de dramaturgo com a de intérprete a partir dos anos 1970.


Em 2009, Shepard recebeu a medalha PEN/Laura Pels Award, entregue a mestres do teatro, pelos serviços prestados à dramaturgia americana.

Entre filmes alternativos e populares, Shepard também nutriu uma trajetória de respeito no cinema e na televisão. O talento para escrever levou Shepard a dividir com L. M. Kit Carson o roteiro de “Paris, Texas” (1984), cultuado filme do alemão Wim Wenders.

Indicado ao Oscar de ator coadjuvante por “Os Eleitos” (1983), o intérprete atraiu nomeações ao Globo de Ouro e ao Emmy pela performance no telefilme “Dash and Lilly”, na qual representou o escritor Dashiell Hammett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário