sexta-feira, 16 de junho de 2017

MÚSICA BRASILEIRA PERDE VASCO MARIZ

Musicólogo, diplomata, advogado, pesquisador e integrante da Academia Brasileira de Música (ABM), Vasco Mariz morreu na madrugada desta sexta-feira (16), no Hospital Samaritano, Zona Sul do Rio, de pneumonia, aos 95 anos.

Carioca, considerado uma unanimidade na vida cultural brasileira, Mariz ajudou vários artistas ao longo da carreira, é autor de uma das mais copiosas e importantes bibliografias do país e trabalhou intensamente na reorganização da ABM, nos anos 1990.

Mariz ingressou na vida diplomática em 1945, depois de se formar em Direito na Universidade do Brasil (atual UFRJ), e serviu por 42 anos na carreira, chefiando divisões como a de Difusão Cultural e de Política, como embaixador no Equador em Israel, no Chipre, no Peru e na Alemanha Oriental e representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos.

Em todo lugar, tratava de promover a música e os músicos brasileiros. Em Berlim, seu último posto diplomático como embaixador, convenceu o maestro Kurt Masur a fazer em Leipzig, cidade de Bach, uma homenagem a Villa-Lobos, autor das Bachianas Brasileiras, no ano do seu centenário, 1987.

A obra e os estudos de Mariz foram fundamentais para a criação do Instituto Cultural Arte Brasil, no Paraná e inspiração para que o batuque na caixa fosse implantado. Por isso, a instituição lamenta profundamente a perda desse intelectual cuja obra é seminal para se entender a história da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário