sexta-feira, 30 de junho de 2017

HOJE É DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI

Neste dia 30 de Junho comemora-se o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi. Patrimônio Cultural do Brasil, a manifestação cultural que une em seus rituais o lúdico e o religioso, é uma das principais manifestações populares praticadas no País. O Bumba-Meu-Boi é também um importante símbolo da cultura do Maranhão, estando intimamente ligado à identidade de seu povo, mas pode ser encontrado em diversas partes do país.
 
O artesanato, os instrumentos musicais, o bordado do couro do Boi e da indumentária dos participantes representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Porém, embora esteja muito ligado à religiosidade católica, o Bumba-Meu-Boi também traz em suas coreografias muitos elementos de cultos afro-brasileiros.
 
Entenda o Boi
O folguedo mistura personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. A brincadeira do Boi conta, por meio de danças, músicas e vestimentas, a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina.
 
Na lenda encenada pelos participantes, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos de sua mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda encontra o boi doente e pede ajuda aos pajés para curar o animal. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.
 
Encontrado em todas as regiões brasileiras, o Bumba-Meu-Boi recebe diferentes nomes e contém características específicas conforme o estado onde é praticado. Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi Surubi, Boi Calemba, Boi-de-mamão, Boi Pintadinho, Boi Maiadinho, Boizinho, Boi Barroso, Boi Canário, Boi Jaraguá, Boi de Canastra, Boi de Fita, Boi Humaitá, Boi de Reis, Reis de Boi, Boi Araçá, Boi Pitanga, Boi Espaço e Boi de Jacá são algumas das nomenclaturas utilizadas pela brincadeira do boi nos estados.
 
Na região Norte, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, festeja-se o Boi-bumbá, durante o ciclo junino, assim como no Maranhão, onde é chamado de Bumba-meu-boi, Bumba-boi, Bumba ou simplesmente Boi. Em outros estados, o Bumba-Meu-Boi mantém a nomenclatura maranhense, mas o ciclo de festas é celebrado no período natalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário