terça-feira, 2 de maio de 2017

MORRE ESCRITOR EDUARDO PORTELLA

Morreu na manhã desta terça-feira (2) no Rio de Janeiro o escritor e ex-ministro da Educação Eduardo Portella, ocupante da cadeira número 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Portella, de 88 anos, havia sido internado na segunda-feira (1) no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Nascido em Salvador (BA) em 8 de outubro de 1932, Eduardo Mattos Portella integrou o gabinete civil do presidente Juscelino Kubitschek, foi ministro da Educação no governo João Figueiredo e secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. 

Também coordenou a pasta de Educação, Cultura e Comunicação da Comissão de Estudos para a Constituição de 1988 e foi presidente da Conferência Mundial da Unesco de 1997 a 1999. 

Sexto ocupante da cadeira 27 da ABL, cujo patrono é Antônio Peregrino Maciel Monteiro, ele tomou posse na entidade em outubro de 1981. 

De 1952 a 1954, em Madri, estudou Filologia, Romanística, Crítica Literária, Estilística e Filosofia. Continuou seus estudos em Paris, no Collège de France e na Sorbonne; e em Roma.

O primeiro livro foi publicado em 1953. A obra "Aspectos de la poesía brasileña contemporânea" era uma tese originalmente apresentada na I Jornada de Lengua y Literatura Hispanoamericana, em Salamanca, na Espanha. 

Um dos temas preferidos como autor foi a cultura e o poder. Na editora Tempo Brasileiro, criada e digirida por ele, publicou livros como "O intelectual e o poder", com ensaios. 

Após o bacharelado em Ciências Jurídicas e Socais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1955, completou o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1970. 

Em 1979, foi Ministro de Estado da Educação, Cultura e Desportos. Foi quando disse a frase: "Não sou ministro, estou ministro".



Nenhum comentário:

Postar um comentário