sábado, 29 de abril de 2017

Trio Aquarius homenageia imortais da Academia Brasileira de Música na quarta-feira, 3 de maio, no BNDES

.
Concerto com entrada gratuita da Série Quartas Instrumentais do BNDES terá, no programa, obras de Edino Krieger, Francisco Braga e Villa-Lobos 


No próximo dia 3 de maio, quarta-feira, às 19h, o Trio Aquarius, primeiro lugar e grande vencedor do edital de concertos da atual temporada do BNDES, fará um especial concerto de comemoração dos seus 26 anos de atividades ininterruptas. Com o objetivo principal de divulgar a música brasileira de concerto, o trio, formado pelo pianista Flávio Augusto, pelo violinista Ricardo Amado e pelo violoncelista Ricardo Santoro, homenageará três imortais da Academia Brasileira de Música (ABM), cujas obras são, em grande parte, dedicadas à música de câmara com piano: Edino Krieger (1928), acadêmico da cadeira nº 34; Francisco Braga (1868-1945), patrono da cadeira nº 3; e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), fundador da cadeira nº1 e primeiro presidente da ABM. 

Flávio Augusto, Ricardo Amado e Ricardo Santoro encontraram-se pela primeira vez em 1991, e, desde então, vêm desenvolvendo ininterruptamente um trabalho de alta qualidade, que coloca o Trio Aquarius entre os melhores e mais destacados conjuntos de câmara do Brasil.


Ao longo desses vinte e seis anos de atividades completados em 2017, o Trio Aquarius obteve o reconhecimento do público e da crítica especializada, já tendo se apresentado nas principais salas de concertos do Brasil e como solista das principais orquestras brasileiras. Com um repertório que inclui clássicos do século XVIII até compositores contemporâneos, o Trio Aquarius tem como um de seus principais objetivos a divulgação da música brasileira de todas as épocas. Para tanto, já gravou dois CDs, com obras de Nestor de Hollanda Cavalcanti, Villani-Côrtes, Henrique Oswald, Guerra-Peixe e Francisco Braga.

Na Alemanha, o Trio Aquarius se apresentou em Hannover - representando o setor cultural do Brasil na EXPO-2000 - e na “Haus Der Kulturen Der Welt”, em Berlim, em concertos com transmissão ao vivo para vários países da Europa pela televisão. Nos Estados Unidos, participou de uma turnê por quatro cidades, levando a música brasileira a Nova York, Washington, Denver e Selinsgrove. Em 2009, o Trio Aquarius foi o trio escolhido pela direção do Museu Villa-Lobos para fazer a inédita integral no Brasil dos trios de Heitor Villa-Lobos, dentro das comemorações oficiais do 50º aniversário de morte do maestro, na Sala Cecília Meireles. Em 2011, o compositor Edino Krieger dedicou a sua obra “Trio Tocata” ao Trio Aquarius, que fez a estreia mundial na 19ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário