sexta-feira, 21 de abril de 2017

QUEM FOI TIRADENTES



Reprodução / MegaCurioso
 
Quem foi Tiradentes e por que é feriado no dia 21 de abril? Muitas pessoas comemoram o feriado do dia 21 de abril, porém a maioria não sabe quem foi Tiradentes nem sua importância na história do Brasil.
Seu nome verdadeiro é Joaquim José da Silva Xavier, nascido no dia 12 de novembro de 1746, em Minas Gerais, mais precisamente na Fazenda do Pombal, onde hoje está localizada a cidade de Ritápolis. Na época quem governava o nosso país era a coroa portuguesa.

Tiradentes descobriu que a corte portuguesa não era boa para a nação principalmente pela cobrança altíssima dos minérios. Revoltado com isso ele liderou um grupo para lutar contra essa cobrança, porém um ‘dedo-duro’ indicou quem era o líder do grupo. Muitos que faziam parte da chamada ‘Inconfidência Mineira’ foi libertada, pois ele assumiu a culpa de tudo. Com 45 anos de idade, no dia 21 de abril de 1792, foi condenado a morte. Ele foi enforcado em praça pública, seu corpo esquartejado e pendurado em postes pela cidade.

A sua imagem de mártir foi construída durantes os séculos e só então em 9 de dezembro de 1965 foi promulgado feriado nacional em homenagem a este herói nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário