quinta-feira, 9 de março de 2017

PERFIL DO MAESTRO IGOR MARKÉVITCH

Nascido em Kiev , Markevich emigrou com sua família para a Suíça em 1914. Alfred Cortot descobriu seu talento musical e fez ela se mudar para Paris em 1926 para ser preparado como um compositor e pianista. Lá, ele estudou sob a supervisão de Nadia Boulanger . Ele ganhou reconhecimento em 1929 com seu Concerto Grosso em Paris. Béla Bartók uma vez descreveu Markevich como "... a personalidade mais marcante na música contemporânea ..." e citou-o como uma influência sobre suas próprias composições.
Markevich fez sua estréia na direção com 18 anos à frente da Orquestra Real do Concertgebouw .  

Como um diretor, Markevich era altamente respeitado em suas interpretações do repertório francês e russo (como Tchaikovsky ) e música do século XX. Ele se estabeleceu em Itália e tornou-se um cidadão italiano. Durante Segunda Guerra Mundial foi um ativista do movimento de resistência italiano. Em 1953 , ele emigrou para Londres e logo para a Suíça. Ele ganhou celebridade com a direção da Orquestra Lamoureux de Paris (1957-1961), com o qual ele fez suas melhores gravações. Em 1965 começou a trabalhar como um diretor da Orquestra Sinfônica da radiodifusão Espanhol . Ele morreu de repente em Antibes em 07 de março de 1983.


Seu irmão Dmitri Markevich foi um notável musicólogo e violoncelista .

Obras

Composições

 

obras Igor Markevich incluem:
  • Partita (1931) para piano e pequena orquestra.
  • Noces, suíte para piano (1925)
  • Sinfonietta (1928-9)
  • Concerto para piano (1929)
  • Cantata para soprano, coro e orquestra (1929-1930) (texto de Jean Cocteau )
  • Concerto Grosso (1930)
  • Partita (1931) para piano e pequena orquestra.
  • Serenata para violino, clarinete e oboé (1931)
  • Rebus, ballet (1931)
  • Cinéma-Ouverture (1931)
  • Galop para 8 ou 9 solistas (1932)
  • L'envol d'Icare, ballet (1932); revista como Icare (1943)
  • Hymnes (1932-1933) (revista em 1980)
  • Petite Suite d'apres Schumann para orquestra de câmara (1933)
  • Psaume para soprano e orquestra de câmara (1933)
  • Le paradis perdu, oratório (1934-1935) (texto Markevitch adaptado de John Milton )
  • Trois Poèmes para voz e piano (1935) (textos de Cocteau, Platão , Goethe ); No.3 orquestrada em 1936 como Hymne à la mort, construído em 1980 para Hymnes para orquestra
  • Cantique d'amour para orquestra (1936)
  • Le nouvel âge, sinfonia concertante com 2 pianos (1937)
  • Taille de l'homme o "concerto inacabada" para instrumentos soprano e 12 (1938-1939 Complete First Part)
  • Stefan POETE ele, 'd'enfance impressões "para piano (1939-1940)
  • Lorenzo il Magnifico, sinfonia concertante para soprano e orquestra (1940) (texto de Lorenzo de Medici )
  • Variações, Fuga sobre um Tema et Envoi de Handel para piano (1941)
  • Le Bleu Danúbio, valse sobre temas de Johann Strauss (1944)

Livros

  • Estudos históricos, analíticas e práticas de sinfonias de Beethoven (Die Sinfonien von Ludwig van Beethoven: historische, ANALYTISCHE praktische und Studien, publicado pela edição Peters, Leipzig, 1982)

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