quinta-feira, 9 de março de 2017

NA SEMANA DA MULHER, LIVRO MEMÓRIA DE MULHER É DESTAQUE NO BLOG

O livro Memórias de mulher apresenta um texto que tanto pode ser lido para as crianças e pelas crianças, como pode ser discutido junto com elas, por educadores ; pois apresenta a trajetória de uma mulher simples e que superou muitas dificuldades para criar seus filhos.

Álem disto, procura trazer uma mensagem de paz e de valorização de conceitos como a solidariedade e amizade, ao enfocar momentos históricos da vida nacional e reflexões sobre a mulher brasileira e a população negra.

Em contato permanente com o universo popular há mais de 40 anos, tenho visto que as crianças não só tem facilidade em assimilar coisas novas, como uma vez habituadas ao respeito ao outro, ao meio ambiente e aos direitos e deveres, torna-se um futuro adulto mais consciente e crítico aos problemas da sociedade em que vive.

Podemos identificar que as chances de interferir para melhorar e participar dos problemas comuns ao seu meio, são muito maiores, pois a leitura traz também o conhecimento de outras épocas, lugares e pessoas diferentes e o livro torna-se um companheiro fiel na busca por ideais de mudança e colaboração que toda sociedade precisa.

Memórias de mulher traz a trajetória de Maria Helena de Oliveira Morais que nasceu em 1943, em Ourinhos ( interior de São Paulo) e que radicou-se em Londrina(ao norte do Paraná) em 1958. Casou-se em 1968, teve quatro filhos e viu o marido Noé Salustiano morrer prematuramente, em 1977.

Cantora amadora, Marlene como é conhecida, adquiriu sua casa em 1978 e desde então tem construído uma história de luta, arte e compromisso com sua comunidade, ajudando em obras sociais e contribuindo com poesia e música por onde passa, em festas tradicionais, aniversários e casamentos.

Dividindo seu tempo entre trabalho, afazeres e seus familiares, Marlene tem predileção especial por canções de Angela Maria, Roberto Carlos, Roupa Nova e o Concerto para uma voz, de Saint Preux.

O livro traz a memória de sua vida e sua infância: nos trilhos dos trens e nas cirandas que encantam os povos até hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário