quarta-feira, 29 de março de 2017

LITERATURA PERDE JOÃO GILBERTO NOLL

Morreu na noite de segunda-feira, aos 70 anos, João Gilberto Noll, vencedor de cinco prêmios Jabuti.

Com 18 livros publicados — 13 romances, três compilações de contos e duas obras infantojuvenis —, Noll marcou seu nome na história da literatura brasileira com títulos como "O cego e a dançarina", de 1980. Pelo livro de contos, recebeu, além do Jabuti, os prêmios de revelação do ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e de ficção do ano, do Instituto Nacional do Livro. Foi traduzido para o espanhol, o inglês e o italiano.

Nascido em Porto Alegre em 15 de abril de 1946, Noll viveu no Rio de Janeiro entre 1969 e 1986, onde concluiu a faculdade de Letras, fez inúmeras colaborações em jornais como "Folha da Manhã" e "Última Hora", e deu aulas na PUC.

Conhecido por sua reclusão, o autor mantinha uma vida solitária em seu apartamento em Porto Alegre. Segundo sua agente literária Valeria Martins, da Oasys Cultural, familiares entraram em seu apartamento, na terça-feira à noite, depois de ser avisada de que ele não havia comparecido a uma oficina literária que estava ministrando. Noll teria sido encontrado já sem vida em seu quarto. Médicos confirmaram a morte por causas naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário