quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PIANISTA MARCELO BARKTE FAZ DOCUMENTÁRIO SOBRE VILLA LOBOS

Lançada em 9 de janeiro, segue em cartaz até 6 de março, no canal de TV a cabo Arte 1, a série documental O Tempo e a Música: Villa-Lobos. Composto de oito episódios, cada um com 30 minutos de duração, o projeto audiovisual, que tem direção de Janaína Dalri, produção da Cine Group e apoio do Sesi (Serviço Social da Indústria), é apresentado pelo pianista paulistano Marcelo Bratke.
Também responsável pela curadoria do projeto, ao lado de sua mulher, a artista plástica Mariannita Luzzati, Bratke é escolha mais que acertada para capitanear a série. Afinal, há 13 anos empreen­de projetos que o tornaram uma espécie de guardião da rica memória de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), maestro que, nas primeiras décadas do século XX, documentou e definiu, em um processo criativo de retroalimentação a partir de suas pesquisas de campo, parte expressiva da identidade musical e cultural do País.
Autoexplicativos, os títulos dos oito episódios de O Tempo e a Música: Villa-Lobos dimensionam momentos divisores na trajetória do gênio carioca (o último deles aborda, por fim, seu legado para sucessores como Tom Jobim e Edu Lobo): Infância e Chorões; Saudades das Selvas Brasileiras; A Semana de Arte Moderna de 22; Villa-Lobos em Paris; O Folclore Sou Eu; Villa-Lobos: o Educador; Villa-Lobos: Compositor sem Fronteiras; Os Ecos de Villa-Lobos.
Diversa, a seleção de depoentes elen­cados por Bratke é extensa. Entre eles, grandes personalidades da música, co­mo os regentes Isaac Karabtchevsky, Julio Medaglia, João Maurício Galindo, Cláudio Cruz, Edgard Poças, Roberto Tibiriçá e a maestrina Ligia Amadio; can­tores, compositores e instrumentistas, como Turíbio Santos, Arthur Nestrovski, Fabio Zanon, Rosana Lamosa, Edu Lobo, Yamandu Costa, Nelson Ayres, Camila Titinger, Fortuna e Gilberto Tinetti; jornalistas e historiadores, como Irineu Franco Perpétuo e Zuza Homem de Mello (responsável, aliás, pela primeira temporada da série O Tempo e a Música, dedicada à MPB dos anos 1960 e 70); os fotógrafos João Farkas e Claudia Jaguaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário