quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O LEGADO DO COMPOSITOR DARCY ROSSI

Ele é um dos ícones da música sertaneja, compositor que ajudou a ampliar o gênero em outras camadas da sociedade brasileira. Darcy Rossi nos deixou em janeiro.

Filho de João Rossi e Natercia Boldrini, Rossi, nasceu na cidade de Guaxupé e foi criado em São Caetano do Sul. Trabalhou na General Motors, onde entrou em 1969 e em 1977 chegou a ocupar a gerência do Banco GM. Nesta função, conheceu dois jovens clientes que estavam procurando financiamento para comprar um carro modelo Chevrolet Opala. Estes jovens eram Chitãozinho & Xororó em início de carreira. A amizade entre os três iniciou, porque Darci já compunha letras de músicas, entusiasmando a dupla pela qualidade dos versos que escrevia.


É neste período que nasceu o compositor Darci Rossi, dono de mais de 400 canções gravadas e responsável pelos maiores sucessos das duplas Chitãozinho e Xororó (principalmente Fio de Cabelo), João Paulo & Daniel e João Mineiro & Marciano, entre tantos outros.

Em 2009, foi homenageado com a concessão do título de cidadão honorário do município de Valinhos e em 2010, com o Diploma de Mérito Cultural e Artístico Adoniran Barbosa, também concedido pela câmara de Valinhos, pelo "seu trabalho, dedicação e altruísmo, divulgando a música sertaneja e o município onde residia.

Morreu em 20 de janeiro de 2017, aos 70 anos, vítima de uma infecção pulmonar.

Obras:

    60 dias apaixonado (c/ Constantino Mendes)

    A carne é fraca (c/ Xororó)
    A gaveta (c/ Marciano e João Mineiro)
    A kilômetros daqui (c/ J. Oliveira)
    A primeira vez (c/ Marciano)

    Ai, Maria (c/ Daniel Moore)

Nenhum comentário:

Postar um comentário