quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MARINGÁ PROMOVE 8º FESTIVAL AFRO

A 8ª edição do Festival Afro-Brasileiro, promovido pela Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, vai realizar diversas atividades neste final de semana. O Festival tem como tema “Protagonismo Negro: Desafios na cultura e perspectivas na educação” e reúne uma programação diversificada sobre o assunto. Uma das principais atrações para   o final de semana é o espetáculo Ritmos e Manifestação Afro-Brasileira com o grupo Folclórico Sucena e Mestre Dinho, às 20h30, no Teatro Reviver, nesta sexta-feira (11).

     Mestre Dinho realiza as apresentações traduzindo para a linguagem contemporânea os fundamentos e símbolos das raízes culturais brasileiras. Para acompanhar sua voz, ele usa instrumentos como xequerê kalimba, djembê, pandeiro, entre outros.

     Sua paixão para percussão e artes em geral surgiu em uma manifestação de rua em sua cidade natal, Salvador. Em 1973 foi para o Rio de Janeiro com o Grupo Arembepe e com este, gravaram dois compactos simples e quatro anos depois abriram o show dos Novos Baianos, no Teatro Municipal de São Paulo.
     Mestre gravou três discos solo, além da Sinfonia de Arame, com a orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, em 2010. Dinho tem expressividade reconhecida no meio artístico como quem acrescenta novas concepções e valores à música brasileira, quer quando coloca o berimbau como condutor da peça musical, quer quando traz novas sonoridades, arranjos e diversidades rítmicas.

Programação
 
     No sábado (12), das 9 às 18 horas, no Centro Esportivo do Miosótis, haverá uma Oficina de Capoeira Sucena com mestra Gege, da Bahia, mestre Moreno, de São Paulo, mestre Dinho Nascimento. No domingo (13), na Praça Raposo Tavares, serão realizadas oficinas das 9 às 12 horas. A programação é aberta para toda comunidade.

     As atividades do dia 16 começarão às 8 horas na Escola Municipal Professora Benedita Natália, com oficina de capoeira e segue até as 16 horas. No período da tarde, às 14 horas, terá uma apresentação de Teatro de Bonecos na Escola Municipal Pioneiro Geraldo Meneguetti.


    O Anfiteatro da UEM será palco da Oficina de Capoeira Primitiva no dia 17, das 8 às 9h30. Já das 9 às 11 horas, haverá Workshop de Cultura Popular com Henrique Menezes, no Serviço de Convivência de Idosos Parque das Grevílias. Das 13h30 às 16 horas, Henrique fará o mesmo workshop no Serviço de Convicência de Idosos do Santa Felicidade. Neste mesmo horário acontecerá uma Oficina de Capoeira na Escola Municipal Professora Benedita Natália. O Teatro de Bonecos, às 14 horas, na Escola Municipal Odete Alcântara Rosa. Para encerrar as atividades deste dia, às 19 horas na Câmara Municpal acontecerá a sessão solene Troféu Consciência Negra e Premiação do Concurso de Redação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário