sábado, 3 de setembro de 2016

ELI ERI MOURA E MARIO FERRARO ESTRÉIAM ÓPERAS EM SETEMBRO

Na esteira da programação cultural do Ministério da Cultura nas Olimpíadas, a Funarte promove a estreia mundial de duas óperas brasileiras: a Ópera do mambembe encantado, música de Eli-Eri Moura, liberto de Tarcisio Pereira, e Medeia, música e libreto de Mário Ferraro. Ambas serão dadas em setembro: a primeira nos dias 1, 2 e 3 e a segunda nos dias 15, 16 e 17, sempre às 19:30 no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com entrada franca.

Eli-Eri Moura é doutor em composição por universidade do Canadá e leciona no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde liderou a implantação da área de composição. Tem quatro CDs autorais e detém vários prêmios nacionais e internacionais. Os quatro personagens de sua ópera serão vividos por Gabriela Geluda, Lara Cavalcanti, Flávio Leite e Homero Velho. O enredo gira em torno de um triângulo amoroso entre um palhaço, um mágico e uma malabarista num circo mambembe no interior do Nordeste, numa atmosfera de encantos e magias.

Mario Ferraro fez doutorado em Londres, onde foram estreadas várias de suas obras, inclusive duas óperas de câmara. Recebeu o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Sua ópera é inspirada na tragédia grega de Eurípedes. Medeia é uma das personagens femininas mais impressionantes da dramaturgia universal. Abandonada por Jasão, ela se vinga matando sua nova esposa, seu pai e os filhos que ambos tiveram. Os personagens serão vividos por Adalgisa Rosa, Doriana Mendes, Lorena Espina, Gustavo Quaresma e Licio Bruno.

A orquestra residente será a do ABSTRAI Ensemble, dirigido por Pedro Bittencourt. Direção artística de Mario Ferraro, direção musical de Carlos Prazeres, direção cênica de Marcelo Gama, cenário e figurinos por Ricardo Cosendey. A produção é da Artematriz Soluções Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário