domingo, 4 de setembro de 2016

CULTURA BRASILEIRA É CELEBRADA NA LAVAGEM DA MADELEINE, EM PARIS

Foi realizada no dia 31/08/2016 na Igreja da Madeleine em Paris a missa ecumênica que marcou a abertura da 15ª edição do Festival Cultural Brasileiro “Lavagem de Madeleine” (em francês “Festival Culturel Brésilien Le Lavage de la Madeleine”).

O iniciador do evento – o Sr. Roberto Chaves – participou no cortejo inicial juntamente com as baianas vindas diretamente da Bahia para este evento.

O público contou com a presença do embaixador do Brasil em Paris e esposa, público francês, artistas e brasileiros vindos do Brasil e de outras partes da Europa.


O festival “Lavagem da Madeleine” em Paris, faz parte do calendário artístico e cultural oficial da França e é apoiado pela Prefeitura de Paris e pela igreja católica “Madeleine”. Em 2011 a UNESCO reconheceu o valor cultural deste evento inserindo-o na “Rota dos escravos”.

A associação franco-brasileira “Viva Madeleine” é a responsável pela organização deste evento já há 15 anos. Ela foi criada pela iniciativa do baiano de Santo Amaro, radicado na França há mais de 20 anos – Robertinho Chaves – que juntamente com um grupo de brasileiros e de franceses que são apaixonados pela cultura afro-brasileira decidiram não apenas mostrar, mas também interagir com o público europeu e com os imigrantes brasileiros no Velho Continente através desta bela parte da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário