sexta-feira, 15 de julho de 2016

TEATRO PERDE O CRÍTICO SÁBATO MAGALDI


Morreu às 23h30m desta quinta-feira, aos 89 anos, o crítico de teatro, jornalista e professor Sábato Magaldi. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele estava internado desde o dia 2 de julho no Hospital Samaritano, em São Paulo, com problemas pulmonares.

Sábato era um dos mais importantes críticos e estudiosos do teatro. Autor de clássicos como "Panorama do teatro brasileiro", importante historiografia que começa em Anchieta e chega a meados do século XX, ele entrou para a Academia Brasileira de Letras em 1995 e ocupava a cadeira 24, que já foi de Manuel Bandeira.

Magaldi foi um dos primeiros professores da Escola de Comunicações e Artes da USP e era um dos maiores especialistas na obra de Nelson Rodrigues.

Em obras fundamentais como "Panorama do teatro brasileiro" (1962) e "Moderna dramaturgia brasileira" (1998), Sábato destrinchou, exercendo a dupla função de crítico e pesquisador, as obras completas de Nelson Rodrigues (1912-1980) e de Jorge Andrade (1922-1984). E, se hoje a obra de Nelson é mais bem compreendida, foi Sábato o responsável por isso. Foi ele quem segmentou suas 17 obras em grupos: "peças psicológicas", "peças míticas" e "tragédias cariocas". Debruçou-se como poucos sobre a obra de Nelson, e sua contribuição foi fundamental para que a dramaturgia do dramaturgo ultrapassasse a dimensão do sucesso popular e se tornasse objeto de estudo e pesquisa acadêmica.

Sábato Antônio Magaldi nasceu em Belo Horizonte (MG), em 9 de maio de 1927, e formou-se em Direito em 1949, aos 22 anos. Em 1950, logo após receber o diploma, desistiu da carreira e estreou nas páginas de crítica do "Diário Carioca", levado pelo amigo Paulo Mendes Campos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário