sábado, 16 de julho de 2016

ESPETÁCULO EM LONDRINA DESTACA O TALENTO DA CANTORA ARACY DE ALMEIDA





Um projeto londrinense quer dar à cantora Aracy de Almeida (1914-1988), o tratamento merecido como artista. A maioria do público conhece Aracy como jurada geniosa do programa de calouros de Silvio Santos, lugar que ocupou por muitos anos, muitas vezes sem saber que seu talento como cantora a levou a ser considerada por Noel Rosa como sua melhor intérprete. 


“Araca: arquiduquesa do Encantado” é o nome do projeto idealizado e coordenado pela cantora Silvia Borba, recifense de origem e londrinense por opção, que coloca em foco a faceta artística e humana de Aracy, através de um espetáculo cênico-musical. O espetáculo estreia no próximo dia 21 (quinta-feira), às 18h30, no Teatro Funcart, depois percorre os palcos londrinenses até dezembro, com apresentações em diferentes regiões da cidade.



A ideia do projeto surgiu em 2004, quando Sílvia Borba começou a pesquisar a história de Aracy de Almeida, motivada pela comemoração do centenário de nascimento da artista. “Quanto mais eu pesquisava, mais me impressionava com a importância dela na cultura brasileira, então pensei em fazer um projeto. Conversei com alguns músicos e começamos a fazer uma pesquisa musical aprofundada. A escolha do repertório não foi fácil, tem muita coisa boa”, conta Silvia, sobre o desenvolvimento do projeto.
 
O nome do espetáculo foi inspirado no livro homônimo do pesquisador e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, lançado em 2004, por ocasião da comemoração dos 90 anos de Aracy. “Acho o nome dessa obra muito significativo, porque traz o apelido pelo qual ela era carinhosamente chamada pelos amigos, fazendo referência ao bairro em que ela viveu no subúrbio carioca e ainda lhe confere um título à altura do que ela representa para a cultura brasileira”, avalia a coordenadora do projeto.

O espetáculo tem o formato de um programa de rádio, principal veículo da época, explica Silvia Borba. “Em uma hora, narramos histórias que revelam a personalidade, os gostos e senso de humor da Aracy”. No repertório estarão músicas engraçadas, de teor cômico, e músicas tristes, todas contribuindo para contar as histórias envolvendo Aracy e o cenário musical da época. A própria Silvia interpreta cênica e musicalmente a homenageada. A montagem tem roteiro e direção de Silvio Ribeiro e a direção musical e os arranjos são  de Paulo Vitor Poloni.


INFORMAÇÕES:
- Patrocínio do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
- Estreia dia 21.07.2016 (quinta-feira) na Funcart – Rua Senador Souza Naves, 2380.
- Ingressos no local: R$ 5,00

- Equipe do projeto:
Sílvia Borba – coordenação geral / canto e interpretação
Osório Perez – violão 7 cordas
André Mattos - clarineta
Guilherme Araújo - bandolim
Lucas Dias – pandeiro
Leonardo Capeletti – ator
Direção e roteiro: Sílvio Ribeiro
Direção musical e arranjos: Paulo Vítor Poloni
Figurinos: Alex Lima

Contatos:
Sílvia Borba – Proponente do Projeto: (43) 9682 0188 / 8427 9525
Juliana Barbosa – Assessoria de Comunicação (43) 9649 5090

Nenhum comentário:

Postar um comentário