terça-feira, 21 de junho de 2016

PRELUDIO 21 XONVIDA ART METAL QUINTETO


A Série de concertos PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE segue sua temporada 2016 no teatro do Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, e, no próximo dia 25 de junho, sábado, às 15h, o grupo carioca de compositores vai convidar o Art Metal Quinteto para interpretar suas obras, com entrada franca. Formado por  Antônio J. Augusto (trompa), João Luiz Areias (trombone), Eliezer Rodrigues (tuba), Jessé Sadoc e Wellington Moura (trompetes), o quinteto desfruta da reputação de ser um dos melhores quintetos de metais brasileiro, reconhecido pela sua virtuosidade, carisma e dedicação em expandir o repertório brasileiro para esta formação. Os componentes do Art Metal Quinteto primeiro se encontraram na Orquestra Sinfônica Brasileira, onde atuam como solistas do naipe de metais, por mais dez anos.
            No dia 25, vão interpretar as composições dos integrantes do Prelúdio 21: José Orlando Alves ( “Figurazioni Multipli II”), Marcos Lucas  (“Corais e Hoquetos”), Alexandre Schubert  (“Meditação, Dança e Final”), Caio Senna  (“Come Again”), Sergio Roberto de Oliveira ( “Cristal e Porcelana”) e Neder Nassaro  (“Extratos”).

Prelúdio 21
Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.
A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.
O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

Programa:
José Orlando Alves -  “Figurazioni Multipli II”
Marcos Lucas – “Corais e Hoquetos”
Alexandre Schubert - “Meditação, Dança e Final” -
Caio Senna - “Come Again”
Sergio Roberto de Oliveira – “Cristal e Porcelana” 
Neder Nassaro – “Extratos”

Serviço:
25 de junho, sábado  - Prelúdio 21 convida Art Metal Quinteto
Horário: 15h
Centro Cultural Justiça Federal – Teatro
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Tel. (21) 3261-2550
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes
Classificação Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário