sexta-feira, 10 de junho de 2016

10 DE JUNHO: JOÃO GILBERTO COMPLETA 85 ANOS



João Gilberto nasceu em 12 de junho de 1931 na cidade baiana de Juazeiro. Desde cedo Gilberto parecia obcecado com a música; tanto que seu avô lhe comprou o primeiro violão quando tinha 14 anos. Depois de um ano, o resultado foi a liderança de uma banda de jovens estudantes.

Durante esse tempo, Gilberto estava absorvido pela base rítmica das canções populares brasileiras e pela riqueza do som de Duke Ellington e Tommy Dorsey. Aos 18 anos, Gilberto deixou Juazeiro e foi viver em Salvador, buscar oportunidades na indústria cultural e atuar em shows ao vivo nas emissoras de rádio.

Depois de ser ouvido pelo crítico musical carioca Antonio Maria, foi convidado a ser solista do grupo vocal “Garotos da Lua”. Mudou para o Rio de Janeiro, mas Gilberto ficou apenas um ano com o grupo, uma vez que todos se cansaram das suas ausências e falta nos shows.

Demitido, Gilberto passou durante alguns anos a não ter residência fixa, vivendo da boa vontade dos amigos. Evidentemente Gilberto era uma companhia agradável, carinhoso e tinha extrema paciência para com os amigos.

Após quase uma década de tentativas, Gilberto uniu forças com o cantor Luis Telles que encorajou Gilberto a deixar o Rio e se mudar para Porto Alegre. Em pouco tempo, tinha se tornado na atração das noites de Porto Alegre, sendo esse período o responsável pelo aperfeiçoamento de seu estilo vocal e da batida de violão.

João Gilberto cantava com de uma forma calma, sem vibrato, que associado ao seu toque no violão, o tornou famoso o bastante para gravar seu primeiro disco, “Chega de Saudade”(1959), um disco que fez dele um grande artista da bossa nova que agora emergia com sua voz e tom.

João Gilberto pegou a estrada, realizou shows pelo Brasil e gravou mais dois discos: “O Amor, o Sorriso e a Flor” (1960) e “João Gilberto”(1961). Depois de participar em 1962 do famoso evento de Bossa Nova no Carnegie Hall João decidiu morar nos Estados Unidos, onde viveu até 1980.

Durante esse período, ele participou de importantes álbuns, como os que fez com saxofonista Stan Getz e Charlie Byrd, além de rever as obras de antigos compositores brasileiros, como Dorival Caymmi e Ary Barroso. Ele retornou ao Brasil no começo dos anos oitenta e desde então tem trabalhado com grandes nomes da música popular brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Chico Buarque.

Apesar de não vender como antes, continua sendo muito respeitado por sua obra, ainda influenciando muitos jovens artistas. Mantendo sua imagem enigmática e excêntrica, Gilberto que vive um estilo semi-recluso e segundo à sua maneira, por mais de quarenta anos, ele que mudou o curso da cultura brasileira, fazendo da bossa nova a sua música e fazendo dela uma música universal.

Discografia

1959
Chega de Saudade Odeon
1960
O Amor, o Sorriso e a Flor Odeon
1961
João Gilberto Odeon
1962
The Boss of the Bossa Nova Atlantic
1974
João Gilberto en Mexico Polygram
1978
Amoroso Warner
1988
João Gilberto Polygram
1991 João Polygram
1991
Live in Montreux Elektra
1991
Águas de Março Polydor
1994
Ela é Carioca Sony
1995
Eu Sei que Vou te Amar Sony
2000
João, Voz e Violão Universal
2002
Live at Umbria Jazz EGEA
2004
In Tokyo Verve

Nenhum comentário:

Postar um comentário