sexta-feira, 27 de maio de 2016

HISTÓRICO: OBAMA VISITA HIROSHIMA


Barack Obama visita memorial às vítimas do ataque atômico de 1945 durante visita à Hiroshima, no Japão
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abraça Shigeaki Mori, sobrevivente do bombardeio atômico de Hiroshima em 1945, durante visita ao Memorial Park Hiroshima Peace, no Japão - 27/05/2016(Jim Watson/AFP)
Barack Obama se tornou nesta sexta-feira o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar a cidade de Hiroshima, onde foi lançada a primeira bomba atômica da história, durante a II Guerra Mundial. O americano estava acompanhado do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e depositou flores em homenagem às vítimas, em cerimônia no Parque da Paz.

"Já passaram 71 anos desde aquele dia. Era uma manhã luminosa e sem nuvens. A morte caiu do céu e o mundo mudou", declarou Obama ao começar seu discurso diante da plateia que incluía sobreviventes do ataque americano. O presidente lamentou os mais 100 mil mortos no bombardeio de 6 de agosto de 1945 e ressaltou que tecnologias devastadoras, como o armamento nuclear, demandam uma "revolução moral" na humanidade. "Progresso tecnológico sem uma evolução equivalente nas instituições humanas pode nos condenar", afirmou.

Depois de discursar, Obama trocou apertos de mão e conversou brevemente com dois sobreviventes da bomba atômica. Sunao Tsuboi, de 91 anos, trocou algumas palavras com o presidente, enquanto Shigeaki Mori, de 79 anos, chorou e recebeu um abraço do americano. "Eu segurei a sua mão e nós não precisamos de um intérprete", disse Tsuboi ao jornal Washington Post. "Eu pude entender o que ele queria dizer pela sua expressão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário