sexta-feira, 27 de maio de 2016

DIA DE CORPUS CHRISTI NO BRASIL


Fiéis montaram tapetes para celebrar o Corpus Christi em diversas cidades do país nesta quinta-feira (26). Eles usam serragem, flores, pó de café, sal e materiais reciclados nos desenhos coloridos de inspiração religiosa. Os tapetes são usados na passagem das procissões que marcam a data. Confira como foi a celebração pelo Brasil:

ALAGOAS
Centenas de católicos tomaram conta das ruas do centro de Maceió, na tarde desta quinta-feira (26), em celebração ao Corpus Christi.


Ruas do Centro de Maceió foram tomadas pelos fiéis (Foto: Jonathan Lins/G1)Ruas do Centro de Maceió foram tomadas pelos fiéis (Foto: Jonathan Lins/G1)
BAHIA
Em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, os fiéis montaram tapetes tradicionais do Corpus Christi  que totalizaram 2 km.Também houve celebrações da data na capital baiana.
Dia de Corpus Christi tem procissão e missa em Feira de Santana (Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)Dia de Corpus Christi tem procissão e missa em Feira de Santana (Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)
CEARÁ
Fiéis católicos de várias cidades do Ceará também fizeram tapetes nesta quinta-feira.
Fiéis montam tapetes de Corpus Christi no Ceará (Foto: Padre Francisco Ernandir/Arquivo pessoal)Fiéis montam tapetes de Corpus Christi no Ceará (Foto: Padre Francisco Ernandir/Arquivo pessoal)
DISTRITO FEDERAL
Fiéis montaram um tapete para celebrar Corpus Christi no Eixo Monumental, em Brasília.
Fiéis montam tapete em comemoração a Corpus Christi, no DF (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Fiéis montam tapete em comemoração a Corpus Christi, no DF (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
ESPÍRITO SANTO
O feriado teve a tradicional montagem de tapetes de Norte a Sul do Espírito Santo. Em Castelo, Linhares, Vitória e Vila Velha não faltaram voluntários para deixar a festa bonita.
Tapetes em Castelo na região Sul do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Tapetes em Castelo na região Sul do Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
GOIÁS
Fiéis se reúnem nesta manhã para montar os tradicionais tapetes de serragem no anel interno da Praça Cívica, em Goiânia. A expectativa é formar uma passarela de 1 km com imagens para celebrar Corpus Christi.
Fiéis montam tapetes de serragem com arte sacra em Goiânia Goiás Corpus Christi (Foto: Thaís Luquesi/TV Anhanguera)Fiéis montam tapetes de serragem com arte sacra em Goiânia (Foto: Thaís Luquesi/TV Anhanguera)
MATO GROSSO DO SUL
Em Campo Grande, grupos de cristãos chegaram por volta das 6h para montar tapete.
Tapete Corpus Christi Campo Grande MS (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Tapete Corpus Christi Campo Grande MS (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
MINAS GERAIS
Cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Jacutinga e Varginha, realizam celebrações e as procissões sobre o tapete de Corpus Christi.
Patchwork é usado para desenhar imagens sacras em mantas que cobrirão trajeto da procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira (26) em Jacutinga, MG (Foto: Daniela Ayres/ G1)Patchwork é usado para desenhar imagens sacras em mantas que cobrirão trajeto da procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira (26) em Jacutinga, MG (Foto: Daniela Ayres/ G1)


Um tapete de mais de um quilômetro marca a tradicional procissão em Belo Horizonte.
Tapete montado em frente à paróquia de Belo Horizonte, em MG (Foto: Reprodução)Tapete montado em frente a paróquia de Belo Horizonte, em MG (Foto: Reprodução)
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, voluntários passaram a madrugada preparando os tapetes de serragem para a tradicional procissão.
Tradição de enfeitar as ruas de Sabará envolve toda a comunicação por gerações (Foto: Aline Aguiar/TV Globo)Tradição de enfeitar as ruas de Sabará envolve toda a comunidade (Foto: Aline Aguiar/TV Globo)
PARANÁ
Milhares de fiéis de Curitiba participaram da tradição e tiveram que enfrentar o frio de 9ºC registrados nas primeiras horas do dia.
No bairro Boqueirão, tapete começou a ser feito por volta das 2h desta quinta-feira (26)  (Foto: Karine Garcia / RPC )No bairro Boqueirão, tapete começou a ser feito por volta das 2h desta quinta (Foto: Karine Garcia / RPC )
PERNAMBUCO
Tapetes para celebrar o dia também foram montados em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ao todo foram feitos 300 metros de  tapete, que são usados na passagem da procissão. O trabalho envolveu cerca de 300 pessoas.
Tapete começou a ser montado na porta da Igreja Catedral, em Petrolina (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)Tapete começou a ser montado em Petrolina (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)
RIO DE JANEIRO
Fiéis católicos de várias paróquias do município de São Gonçalo se uniram num mutirão durante a madrugada para a confecção do tradicional tapete.
  •  
Tradicional tapete de sal montado em São Gonçalo, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Tradicional tapete de sal montado em São Gonçalo, no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, em vez de montar os tapetes que costumam cobrir as ruas com serragem colorida, os fiéis decidiram celebrar a data com um gesto de caridade. Oitenta e duas paróquias se uniram para arrecadar 1.660 cobertores e montar um tapete diferente.
Fiéis fazem tapete de Corpus Christi com cobertores em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Fiéis fazem tapete de Corpus Christi com cobertores em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
SÃO PAULO
Fiéis enfrentaram o frio na madrugada desta quinta-feira (26) para decorar o calçadão da Catedral da Sé, em São Paulo. No centro histórico de Santana de Parnaíba, os tapetes são construídos perto da igreja matriz. No total, 150 pessoas trabalham na confecção dos 60 tapetes, que vão se estender por 850 metros.
Tapete montado em frente à catedral da Sé, no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Tapete montado em frente à catedral da Sé, no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fiéis iniciaram a madrugada trabalhando para a produção de mais de três quilômetros de tapetes feitos com mais de 90 toneladas de areia colorida em Caçapava (SP).
Montagem de tapete de Corpus Christi em Caçapava, no interior de SP (Foto: Reprodução)Montagem de tapete de Corpus Christi em Caçapava, no interior de SP (Foto: Reprodução)
Em Piquerobi, desde às 6h desta quinta-feira (26) a comunidade deu início à festa de Corpus Christi, com a queima de fogos, benção e adoração do Santíssimo.
Montagem dos tapetes teve início às 6h desta quinta-feira (26) (Foto: José Alves de Siqueira Neto/Cedida)Montagem dos tapetes teve início às 6h desta quinta-feira (26) (Foto: José Alves de Siqueira Neto/Cedida)
Em Piracicaba, os católicos montaram tapetes coloridos com serragem, flores, pó de café, areia e materiais reciclados em ruas próximas a igrejas de diferentes bairros da cidade.
Rui e a filha Raissa montam tapetes de Corpus Christi no Piracicamirim em Piracicaba (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)Rui e a filha Raissa montam tapetes de Corpus Christi em Piracicaba (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Com seus tapetes, moradores de Taiaçu (SP) preservaram a tradição que completa 30 anos. Ao todo, 600 pessoas participaram do trabalho. Em quatro quarteirões na região da Igreja Matriz, os fiéis confeccionaram 40 imagens.
Cerca de 600 fiéis participaram da montagem dos tapetes em Taiaçu, SP (Foto: Maurício Glauco/EPTV)Cerca de 600 fiéis participaram da montagem dos tapetes em Taiaçu, SP (Foto: Maurício Glauco/EPTV)

SERGIPE
Católicos acordaram cedo para participar da confecção dos tradicionais tapetes do Dia de Corpus Christi em vários pontos de Aracaju e também em São Cristóvão, em Sergipe.
Comunidade decora tapete em Nossa Senhora Rosa Mística  (Foto: Samuel Cunha/Arquivo Pessoal)Comunidade decora tapete em Nossa Senhora Rosa Mística (Foto: Samuel Cunha/Arquivo Pessoal)
TOCANTINS
Com serragem, areia e pó de café, o tapete deste ano em Palmas terá 434 metros. A montagem é feita em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, na praça dos Girassóis.
Corpus Christi Palmas (Foto: Vilma Nascimento/G1) 
Tapetes de Corpus Christi montados em Palmas, Tocantins (Foto: Vilma Nascimento/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário