domingo, 24 de abril de 2016

LUCI E LUCINA: PERFIL MUSICAL

Luhli e Lucina são parte fundamental na História da Música Brasileira. Pioneiras no lançamento de discos de forma independente no país, as cantoras, compositoras e multi-instrumentistas fizeram mais de 800 composições – a maioria ainda inédita. Entre seus intérpretes estão artistas como Nana Caymmi, Tetê Espíndola, Zélia Duncan e especialmente Ney Matogrosso, que entre muitas outras canções da dupla gravou "Bandoleiro" e "O Vira".

 Assim como Antônio Adolfo – o primeiro artista independente brasileiro – Luhli e Lucina produziram, gravaram e distribuíram seu primeiro disco "Luli e Lucinha" em 1979. Seguiram com "Amor de Mulher – Yorimatã"; "Timbres Temperos"; "Porque sim porque não?", que as leva para uma turnê na Europa; "Elis e Elas", de releituras em homenagem a Elis Regina; e um disco comemorativo de 25 anos de carreira.

Antes da dupla, Luhli foi uma das precursoras da Bossa Nova em sua casa no Rio de Janeiro, onde reunia-se com músicos como Aldir Blanc, Gonzaguinha e Sá. Lucina esteve junto ao Grupo Manifesto, ganhador do Festival Internacional da Canção de 1967.
A trajetória dessas mulheres é tão singular quanto sua música. Elas não foram uma dupla musical apenas, formaram juntas também uma família ao lado do fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca. Surge ali uma união em uma vida alternativa em comunidade, intensa e criativa, permitindo uma pesquisa musical de raízes e das forças da natureza, com repertório eclético, folk e brasileiro, e com o estudo da música de umbanda. A opção pela liberdade resultou em um amor maduro, extremo, em intensidade e risco, transmutado em música.

MAIS: http://www.lulielucina.com.br/bio.html

OUVIR E BAIXAR OS DISCOS DA DUPLA: http://digitalk7.com/mus/Brazil/Luli%20e%20Lucina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário