domingo, 17 de abril de 2016

IDENTIDADE NEGRA: GEIZIMAR E MOCUNDIRÊ EXPÕE OBRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Quadro de artista brasiliense
A Câmara dos Deputados recebe a exposição coletiva "Identidade", dos artistas brasilienses Geizimar e Mocundirê, com obras que remetem às tradições e à cultura negra. A exposição ficará aberta ao público até 27 de abril, no Espaço do Servidor.

As obras expostas unem imagens do sagrado e do cotidiano, do real e do onírico, em 14 telas – a maioria trabalhada em acrílica sobre tela –, além de uma modelagem com arame e tecidos. Ressaltam a importância da cultura africana na construção de suas identidades, de Brasília e da cultura brasileira.

Conheça
Além da cultura negra, o trabalho da artista afrodescendente Geizimar remete também ao Maranhão, seu estado natal. A tela "Bumba meu boi", por exemplo, faz referência a uma das principais manifestações culturais maranhenses. As bonecas Abayomi, cujo nome significa "encontro precioso" na língua Iorubá, mostra um pouco da arte de origem africana. A artista é pós-graduada em artes visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e participou de várias exposições coletivas, entre elas "Você pesquisa, então mostre" (1988) e a Mostra de bonecas de barro Rtxoko, confeccionadas a partir da leitura das bonecas originais da etnia karajá.Quadro do artista brasiliense

O gaúcho Mocundirê é especialista em arte, tecnologia e educação pela UnB e professor de artes. Sua inspiração para compor as telas vem do Candomblé - do qual é praticante -, dos cânticos, das danças e da tradição angolana, além dos Orixás. Junto a essas influências, o artista agrega elementos e personagens da capital federal, que refletem o lado artístico, religioso e político de suas obras sobre a cidade de Brasília.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail cultural@camara.leg.br.

SERVIÇO
Exposição coletiva "Identidade"
Período: 30 de março a 27 de abril de 2016
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor (Anexo II - Câmara dos Deputados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário