segunda-feira, 25 de abril de 2016

CULTURA EM LUTO: MORRE FERNANDO FARO

O produtor musical Fernando Faro, durante entrevista em estúdio da TV Cultura em janeiro de 2012 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo/Arquivo) 
 
O jornalista, produtor musical e diretor Fernando Faro, criador e apresentador do programa "Ensaio", da TV Cultura, morreu na madrugada desta segunda-feira (25) aos 88 anos, em São Paulo.

O corpo de Fernando Faro será velado a partir das 9h desta segunda-feira no Cemitério do Araçá. A cerimônia de cremação está marcada para as 20h.

Faro também produziu discos e trabalhou no programa "Divino, Maravilhoso", marco do tropicalismo exibido pela TV Tupi entre outubro e dezembro de 1968. Os apresentadores eram Caetano Veloso e Gilberto Gil, que recebiam convidados como Gal Costa e Os Mutantes.

O "Ensaio" surgiu em 1969 na mesma TV Tupi. Ficou ficou conhecido por retratar grandes nomes da MPB. As marcas do programa são o registro intimista dos músicos entrevistados e os silêncios. Os artistas aparecem em close, e de Faro só se ouvia a voz. O programa recebeu esse nome "porque tinha uma certa informalidade, o artista errava e podia voltar, sem problema", dizia Faro.

Fernando Faro nasceu em 21 de junho de 1927 em Aracaju (SE). Estudou durante três anos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, mas abandonou o curso para trabalhar como jornalista. Trabalhou ainda no rádio e com teatro.

Na TV, além do "Ensaio" e "Divino, Maravilho", idealizou os programas "Mobile", "TV Vanguarda" e "MPB Especial".

Faro era conhecido como "Baixo", apelido dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes (1929-1993). Usava o mesmo termo para se dirigir aos amigos.

Sua biografia, lançada em 2007 pela Fundação Padre Anchieta para celebrar os 80 anos do produtor, tem justamente o título de "Baixo – Fernando Faro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário