quinta-feira, 24 de março de 2016

FUTEBOL PERDE A LENDA HOLANDESA JOHAN CRUYFF

Johan Cruyff, em evento em Amsterdã, na Holanda, em setembro de 2015© Getty Johan Cruyff, em evento em Amsterdã, na Holanda, em setembro de 2015 

O futebol está de luto nesta quarta-feira. Johan Cruyff morreu aos 68 anos de idade.

O ex-meia-atacante conquistou títulos e deixou atuações marcantes por onde passou, tendo se consolidado com um dos maiores nomes de Ajax e Barcelona, além de ser a principal referência da seleção holandesa.
Cruyff ganhou nada menos do que oito títulos holandeses pelo Ajax, além de cinco taças da Copa da Holanda e o tricampeonato da Copa da Europa (antiga Uefa Champions League) em 1971-1973. Ele foi o grande nome do melhor time do Ajax na história.

Ele deixou o clube de Amsterdã, pelo qual foi revelado, em 1973, quando acertou com o Barcelona. Em cinco anos como atleta na Catalunha, ele ganhou um Espanhol e uma Copa do Rei. Seu brilho no time azul e grená, porém, viria com maior destaque na função de técnico.

Cruyff foi o comandante do Dream Team do Barça, que faturou a Copa da Europa de 1992, a primeira na história do clube. À frente da equipe entre 1988 e 1996, também levantou quatro vezes a taça do Espanhol e mais uma da Copa do Rei, entre outros títulos. Ele ainda comandaria o Ajax e a seleção da Catalunha.
Johan Cruyff - v2


Antes de pendurar as chuteiras e virar técnico, porém, a lenda ainda atuaria novamente em sua terra natal após deixar o Barcelona em 1978. Após ir aos Estados Unidos - para defender Los Angeles Aztecs e Washington Diplomats -, e à Espanha novamente - para jogar com o Levante -, ele iria à Holanda defender o Ajax mais uma vez e encerrar a carreira no rival Feyenoord.

Pela seleção holandesa, a qual defendeu entre 1966 e 1977, Cruyff somou 48 partidas e 33 gols marcados. Assim como no Ajax, o genial meia-atacante, que ganhou a Bola de Ouro em 1971, 1973 e 1974, foi o expoente da maior geração da história da seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário