quinta-feira, 31 de março de 2016

ESCRTOR HÚNGARO IMRE KERTESZ E NOBEL, MORRE AOS 86 ANOS

O escritor húngaro Imre Kertesz, autor de "Sem Destino" e vencedor do Nobel de Literatura em 2002, morreu nesta quinta-feira aos 86 anos, anunciou sua editora.

Kertesz faleceu durante a madrugada em sua residência de Budapeste após uma longa batalha contra uma doença, afirmou Krisztian Nyary, diretor da editora Magveto.

O Mal de Parkinson de que padecia o levou, em 2013, a deixar Berlim, onde vivia desde 2001, e voltar para a Hungria.

Nascido em 9 de novembro de 1929, este judeu sobrevivente dos campos de extermínio nazistas foi o primeiro autor de língua húngara a receber o Nobel.

O autor foi deportado em 1944 a Auschwitz-Birkenau (Polônia), antes de ser transferido a Buchenwald (Alemanha) em 1945.

Ao retornar para a Hungria, sofreu o terror do stalinismo e foi marginalizado pelo regime quando trabalhava como jornalista.

Sua obra mais conhecida, "Sem Destino", publicada em meio à indiferença em 1975, foi finalmente reconhecida como uma obra que "sustenta a frágil vivência do indivíduo contra a bárbara arbitrariedade da História" e "defende o pensamento individual contra a submissão ao poder político", segundo o júri do Nobel.

O livro evoca, de forma sóbria, irônca e distanciada, a vida do jovem deportado que ele foi.
Kertesz, da mesma forma tradutor de literatura alemã, é também autor de "Kaddish para uma Criança que não Vai Nascer 1990), "Eu, um outro" (1997) e "Liquidação" (2004).

Seu último livro, "A última pousada", que será publicado em breve, inclui diários íntimos entre os anos 2001 e 2009, que constituem "um testemunho visceral e às vezes perturbador de suas experiências nesse período", segundo a editora espanhola da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário