quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

MINC ENTRA NA LUTA CONTRA A DENGUE

zika header

Cultura contra o zika vírus!

Cultura e informação são as melhores formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Você sabe quais os cuidados que você precisa tomar em sua casa? Conhece os sintomas de dengue, chikungunya e zika? E as formas de tratamento? Vamos lá, a gente explica tudinho pra você! :)
“A ideia é que todo brasileiro seja multiplicador dessa ação. É uma guerra que deve mobilizar o País inteiro”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira. “Estamos em período de chuva. Esse mosquito tem a capacidade destruidora de transmitir doenças e algumas delas são mortais. É preciso uma mobilização geral do País, toda poça d´água é uma possível área de reprodução do mosquito”, alertou.

Como posso combater o mosquito?

instrucoes zika nova idv
Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para eliminar os criadouros do mosquito. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada. #ZikaZero

Quais são os sintomas da dengue, chikungunya e zika?

tabela-sintomas-e-sinais
Clique na imagem e saiba mais sobre cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Se eu estiver com alguma suspeita, o que devo fazer?

Aedes aegypti mrfiza
Não existe vacina ou tratamento específico para dengue, chikungunya ou zika. O tratamento é feito para aliviar os sintomas. Por isso, se aparecerem os sintomas, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Saiba mais aqui.
1px

Nenhum comentário:

Postar um comentário