segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ORQUESTRA DE SOPROS PRÓ ARTE FAZ TRIBUTO A DJAVAN

A Orquestra de Sopros Pro Arte apresenta no dia 29 de Novembro, domingo, às 20h, espetáculo em homenagem ao compositor alagoano, Djavan. Fruto de ampla pesquisa realizada ao longo do ano pelo grupo, o espetáculo traz obras dos primeiros 30 anos de carreira do compositor, resgatando músicas de gravações das décadas de 70, 80 e 90. 

O repertório incluirá obras como “Serrado”, “Capim” e “Bouquet”, dentre outras, todas com arranjos originais, sintetizando pesquisa realizada pelo grupo ao longo de 2015. 


Sob a direção de Raimundo Nicioli e Claudia Ernest Dias e supervisão musical de Lourenço Vasconcellos, a orquestra abriu espaço também para jovens arranjadores musicistas do grupo, como Diogo Acosta e Gabriel Gabriel, autores de arranjos respectivamente para as canções “Asa” e “Milagreiro”. 

Paralelamente, a Orquestra está em fase de preparação para a gravação do seu terceiro CD, “2 Sanfonas e Uma Orquestra”, ao lado dos sanfoneiros Kiko Horta e Marcelo Caldi. Com previsão de lançamento para março de 2016, o CD apresentará obras de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e outros compositores nordestinos, além de composições autorais dos músicos convidados. 

O projeto conta com o Patrocínio da Petrobras, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


O Sopro da Educação e da Renovação
Em 1989, um grupo de crianças e jovens estudantes de música dos Seminários de Música Pro Arte, no Rio, se reuniu sob a batuta das professoras de flauta, Tina Pereira e Claudia Ernest Dias. Tina, nascida em São José dos Campos, havia feito uma especialização em Educação Musical em Salzburg, Austria e queria aplicar o método aprendido no Instituto Orff. Começou então a usar as canções da MPB como material didático. Nasciam ali os Flautistas da Pro Arte, que fizeram sua primeira apresentação no Paço Imperial, homenageando Dorival Caymmi.


De tão envolvente, pioneiro e proveitoso, o trabalho consolidou-se rapidamente como prática educativa e artística; em poucos anos, havia um número enorme de pequenos músicos desenvolvendo seus dotes pelos caminhos da extraordinária riqueza da Música Popular Brasileira. Alem do uso de uma variada gama de instrumentos, o grupo desde o princípio já aprendia também a cantar, dançar e se movimentar no palco. Os projetos se sucederam, homenageando compositores como Dorival Caymmi, Chico Buarque, Villa-Lobos, Radamés Gnattali João Bosco, K-Ximbinho, Lamartine Babo, Ary Barroso, Noel Rosa e muitos outros.


Em 2004, os Flautistas já contavam mais de 70 integrantes – e o método de trabalho permitiu um desdobramento importante. O grupo foi dividido em dois: os Flautistas da Pro Arte (herdeiros do nome do projeto), onde permaneceram alunos entre 10 e 18 anos, e a Orquestra de Sopros da Pro Arte, formada por jovens entre 18 e 22 anos. Tendo sempre à frente Tina Pereira, Claudia Ernest Dias e Raimundo Nicioli, o novo conjunto estreou com “A Bênção, Baden!”, na Sala Cecilia Meireles, palco nobre da música no Rio.

Caminhos da Orquestra

Assim, enquanto os Flautistas da Pro Arte prosseguiam seu trajeto eminentemente pedagógico de iniciação musical, a Orquestra de Sopros ampliava seu perfil técnico e artístico. Alem destes dois polos foi criado outro: Os Flautistas da Marambaia, o braço social do projeto.


Tina Pereira, Claudia Ernest Dias e Raimundo Nicioli mantiveram durante todo este tempo a busca pelo apuro orquestral em repertórios tão diversos como os de Moacir Santos, Radamés Gnattali, Villa-Lobos e Egberto Gismonti, visando sempre à formação de novos intérpretes e à renovação continuada dos grupos.

Além de abrir as portas para os jovens músicos, a Orquestra ganhava arranjos originais de músicos tais como Carlos Malta, Zeca Assumpção, Caio Senna, Raimundo Nicioli e Bia Paes Leme, entre outros. “Nossos instrumentistas sempre têm a chance de tocar e também de assumir o papel de monitores”, explica Claudia. “Assim, a Orquestra é um fator multiplicador em várias frentes”.

O primeiro CD saiu em abril de 2008, pelo selo Rádio MEC; no repertório, obras de Moacir Santos, Radamés Gnattali, Tom Jobim, Baden Powell e Hermeto Pascoal. Em setembro de 2008, após o falecimento inesperado da regente Tina Pereira, Raimundo Nicioli assumiu a direção da Orquestra. Nos dois anos seguintes, a Orquestra celebrou Luiz Eça e Egberto Gismonti. Em 2011, foi Guinga o artista que esteve no centro das homenagens, dividindo o palco com o grupo.

Em 2012, Gilberto Gil entrava na roda – e, no ano seguinte, a Orquestra ainda faria com o compositor a apresentação no Festival MIMO 2013, em Ouro Preto e Olinda. Em 2013, Milton Nascimento e João Bosco ganhavam suas homenagens.
Em 2014 a Orquestra de Sopros Pro Arte gravou o seu segundo CD, “Festejo”, que contou com as participações especiais dos artistas já homenageados pelo projeto em anos anteriores, Egberto Gismonti, Guinga, Gilberto Gil, João Bosco. Lançado em 2015, e com boa recepção da crítica especializada, o CD fez parte das celebrações dos 25 anos de atividades do projeto Flautistas da Pro Arte.
DEPOIMENTOS

GILBERTO GIL - “É uma honra encontrar um grupo que se dedica a isso! (...), levar as coisas do passado para hoje, consolidando o elenco de canções, figuras, gêneros musicais, (...) - a descoberta e o cultivo de novos talentos – poder fazer parte disso é tudo o que a gente sonha!” - https://vimeo.com/125073975

GUINGA - “A Orquestra de Sopros Pro Arte representa uma esperança pra gente. É uma prova de que nem tudo está perdido e de que há um Brasil que dá certo”.  https://www.youtube.com/watch?v=p_U8Un_g0NU

LINKS RECENTES:
https://www.youtube.com/watch?v=dQ4a7s7u_EM  - Orquestra de Sopros Pro Arte com Gil em 2012, no Espaço Tom Jobim

https://www.youtube.com/watch?v=UOdF313jdVc  - Orquestra de Sopros Pro Arte com Gil em 2012, no Espaço Tom Jobim
REPERTÓRIO DJAVAN

Extase | Djavan e Aldir Blanc
Arranjo: Fernando Trocado

Asa | Djavan
Arranjo: Gabriel Gabriel

Bouquet | Djavan
Arranjo: Zeca Assumpção

Capim | Djavan
Arranjo: Carlos Malta

Faltando um pedaço | Djavan
Arranjo: Lourenço Vasconcellos

Fato Consumado | Djavan / Flor de Lis | Djavan
Arranjo: Vittor Santos

Maça do Rosto | Djavan
Arranjo: Alice Passos e Luiz Brasil

Milagreiro | Djavan
Arranjo: Diogo Acosta

Retrato da Vida | Dominguinhos e Djavan
Arranjo: Marcelo Caldi

Serrado | Djavan
Arranjo: Jovino Santo Neto

Tanta Saudade | Djavan e Chico Buarque
Arranjo: Luiz Potter

Oceano | Djavan
Arranjo: Raimundo Nicioli
EQUIPE

DIREÇÃO ARTÍSTICA: Claudia Ernest Dias
DIREÇÃO MUSICAL: Claudia Ernest Dias e Raimundo NIcioli
SUPERVISÃO MUSICAL: Lourenço Vasconcellos
DESIGN: Design Casa 8 | Elayne Fonseca
FOTOS: Ana Branco e Andrea Nestrea
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Gregório Tavares
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Mariana Borgerth
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Cezanne Comunicação


SERVIÇO

Orquestra de Sopros Pro Arte
Djavan
Dia 29/11/2015
Horário: 20h
Espaço Tom Jobim
Rua Jardim Botânico, 1008. Jardim Botânico -(21) 2274-7012
Capacidade: 400 lugares


Ingressos: R$40 inteira (meia entrada para estudantes e idosos)
Classificação: LIVRE | Estacionamento pago no Jóquei Clube (entrada pela rua Jardim Botânico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário