sábado, 17 de outubro de 2015

FINALISTAS E ATIVIDADES DO 34º CONCURSO LITERÁRIO DA UNISO

Escolhidos os finalistas do 34º Concurso Literário 

O 34º Concurso Literário da Uniso - modalidade Literatura para Crianças já definiu os cinco finalistas, que estão convidados a participar da última fase, no dia 23 de outubro, às 19h30, no câmpus Trujillo, momento em que as obras serão apresentadas, classificadas e receberão a premiação honorífica, isto é, o certificado de participação no concurso. A final fechará a programação da 29ª Semana de Letras (veja abaixo).
As obras finalistas também serão lançadas em um e-book, organizado pela Editora Jogo de Palavras, para distribuição gratuita.
A tarefa de escolher os finalistas desta edição não foi nada fácil. O concurso teve 158 escritores e ilustradores participantes, que inscreveram 219 textos em prosa e verso e trabalhos ilustrados. Além de várias cidades do País estarem representadas, havia participantes da Alemanha, Itália, Japão e Portugal.
Os finalistas foram selecionados pela 1ª Comissão Julgadora, composta pelos professores Bianca Nóbrega da Silva, Denise Lemos Gomes, Márcio José Pereira de Camargo, Maria Angélica Lauretti Carneiro e Roberto Samuel Sanches. A avaliação seguiu os critérios de qualidade do texto, criatividade, adequação da linguagem, propriedade do gênero literário adotado e grau de literariedade.

Finalistas
Bárbara Gusmão (Montes Claros-MG)/ “O mundo na cabeça”;
F. Xavier (Montes Claros-MG)/ “Poema três: Tempo de pipa”;
Guilherme Salgado Rocha (Piracaia -SP), escritor, e  Tadeu Costa (São Paulo-SP), ilustrador/“Luís, o papai dormiu de novo...!”;
Guilherme Salgado Rocha (Piracaia -SP), escritor, e  Tadeu Costa (São Paulo-SP), ilustrador/“ “O menino feijão”, e
Laís Soares (Guarulhos-SP)/“Conversa de herbário”.

Menções honrosas
A Comissão Julgadora decidiu, pela qualidade das obras inscritas, conceder também menção honrosa para 7 obras e menção especial para a autora de sete anos:
A. Gianello (Martinópolis –SP)/“Onde Deus Mora”;
Ariane Melissa (Sorocaba-SP)/ “Rodney”;
Hélio Sena (Massapê -CE)// “O sapo que engolia estrelas”;
Ilésio de Oliveira Leite, escritor, e M. Isabel B. Leite, ilustradora (Sorocaba/SP)/“As aventuras de Tico e Ed”;
Joicy Oliveira, escritora, e Bianca Ortega, ilustradora (Sorocaba/SP)/ “Como criar uma borboleta”
Nuno Garcia Lopes (Tomar-Portugal)/ “A História das pernas que cresceram demais”, e
Tatiana Teles (Tatuí-SP)/ “@catarinartista”.
 
Menção Especial
Maria Eduarda Meira Camargo (Alumínio/SP)/ “A menina, o cavaleiro e o dragão” e “A vaquinha”

29ª Semana de Letras
Local: Câmpus Trujillo
Exposição: Marvadão 40 anos – Um caso de humor com Sorocaba,  no hall de entrada do Câmpus Trujillo, durante toda a Semana de Letras.
 
Dia 19
19h30: Mesa-redonda:  “A literatura na criação de jogos digitais para o público infantojuvenil”.  Professores Randolph  Souza, Coordenador do Curso de Jogos Digitais, e Jorge Luiz Antonio.
21h: “A magia da contação de histórias para as crianças”.  Contadora de histórias e professora Monisa Maciel.
Dia 20
19h30: Palestra “Aprendendo a escrever com as crianças”. Jornalista Celso Ribeiro, do Jornal Cruzeiro do Sul.
21h: Palestra “O processo de criação do livro para crianças - inspiração e expiração”. Rita Taraborelli, autora e ilustradora de livros para crianças.
Dia 21
19h30: Palestra “Relatos de experiência na produção de texto e imagem na Literatura para crianças”. Silvana Rando, autora e ilustradora de livros para crianças.
21h: Programa da Biblioteca Viva do Hospital Regional de Sorocaba. Leitura de livros infantis para pacientes do Hospital. Depoimentos da Coordenadora do Projeto e de agentes de leitura do Programa.
Dia 22
19h30:   Palestra “Texto e Imagem - Literatura para crianças”. Professora Luciana Coutinho, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.
21h: Palestra “Segredos de estilística para a literatura infanto-juvenil”. Ex-aluno do Curso de Letras da Uniso e Doutorando João Paulo Hergesel.
Dia 23
19h30: Final do 34º Concurso Literário da Uniso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário