quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MINC E AS FESTAS RELIGIOSAS DO PARANÁ

O Ministério da Cultura deverá apoiar as festas religiosas do Paraná. A sinalização foi dada pelo ministro Juca Ferreira em reunião com a senadora Gleise Hofmann (PT/PR),  o procurador-geral Jean Colbert , o padre Francisco Lima e o professor Luiz Michaliszyn do Instituto Cultural, todos da cidade de Guaratuba (PR), e ainda com o prefeito da cidade de Lunardelli (PR), Hilário Vanjura e, representando a cidade de Prudentópolis (PR), o vereador Marcos Santos, a secretária de cultura, Nadir Vozivoda e a secretária de turismo,  Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.
 
O ministro Juca Ferreira recebeu – acompanhando por assessores e pelo diretor de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee - as lideranças paranaenses na tarde desta quarta-feira, dia 23. Na ocasião, foi definida a formação de um grupo de trabalho para estabelecer estratégias e  avaliação técnica para implementação do turismo religioso no Paraná.  A idéia é conquistar visitantes tanto pela crença quanto pelas belezas naturais da região, levando os peregrinos a conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura de cada uma dessas cidades, contribuindo para o  desenvolvimento de toda a região.
 
O grupo relatou contar com a parceria do Ministério do Turismo e manifestou interesse em abordar a questão do patrimônio imaterial como as festas religiosas, que ocorrem em toda a região e movimentam a economia do estado. Só em 2014, o turismo religioso motivou  17 milhões de viagens em todo o Brasil.
 
Com uma cultura singular, o Paraná construiu sua história a partir da chegada de vários imigrantes:  portugueses, alemães, italianos, japoneses, holandeses, africanos, entre outros. Todas essas etnias ajudaram a construir a cultura do estado, assim  como as suas tradições e peculiaridades. O turismo religioso resultou dessa variedade de credos e crenças e se firmou como tradição por meio de peregrinações aos santuários e locais sagrados.
 
O turismo religioso no Paraná inclui  a Festa do Santuário de Santa Rita de Cássia, em   Lunardelli , a  Festa do Divino Espírito Santo, em Guaratuba, e a Festa da padroeira do estado, Nossa Senhora do Rocio, celebrada em 15 de novembro na cidade de Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário