quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DIVULGADA TEMPORADA 2016 DA MOZARTEUM BRASILEIRO




O Mozarteum Brasileiro lançou sua temporada 2016 de concertos internacionais, que conta com oito eventos clássicos, sendo dois deles em Trancoso. Além da presença de grandes músicos, a programação reforça uma aposta da entidade nos últimos tempos: o foco no lado pedagógico e de formação de plateias, com apresentações ao ar livre e a distribuição de bolsas de estudo em destacadas instituições musicais, como a Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. 


O ano do Mozarteum começa em março, no sul da Bahia, com o Festival Música em Trancoso, que acontece entre os dias 5 e 12 e vai reunir artistas brasileiros e estrangeiros.

Na Sala São Paulo, a temporada começa em abril, quando, nos dias 5 e 6, Angelika Kirschlager se une à Camerata Bern para dois recitais. Em maio, volta ao Brasil a Sinfônica de Bamberg, que será comandada por Jonathan Nott, e terá como solistas o pianista austríaco Rudolf Buchbinder, e o clarinetista Günther Forstmaier, nos dias 21 e 22, no Auditório Ibirapuera, e nos dias 23 e 24,na Sala São Paulo.

Em junho, nos dias 21 e 26, o Mozarteum recebe o violinista Gidon Kremer, que será acompanhado na viagem ao Brasil pela Kremerata Baltica, conjunto por ele criado.

A temporada volta, então, à Bahia, onde será realizada a 2ª Academia Canto em Trancoso. Como em 2015, participa da programação e das aulas a Chorakademie de Lübeck, um dos mais importantes conjuntos corais da Alemanha, desta vez com a mezzo Lucia Duchonova. A academia vai abrir vagas para bolsistas escolhidos pelo Mozarteum.

De volta a São Paulo, a primeira atração, em agosto, traz o pianista brasileiro Nelson Freire em dois recitais, nos dias 30 e 31. Em setembro, nos dias 13 e 14, outro exímio instrumentista: o violoncelista Misha Maisky, que será acompanhado dos Solistas de Tel Aviv.

Encerra a temporada, nos dias 24 e 25 de outubro, o Coro da Rádio de Berlim, que será acompanhado da orquestra de câmara Arte del Mondo.

Além das 50 bolsas de estudo que serão distribuídas para a Academia de Canto de Trancoso, entre 2015 e 2016, o Mozarteum também vai viabilizar o estudo de talentosos jovens brasileiros em instituições como a Chorakademie Lübeck (6 vagas), a Orquestra Sinfônica Alemã (1 vaga), a Academia da Filarmônica de Berlim (1 vaga) e a Academia de Música de Cracóvia (1 vaga).

Mais informações podem ser obtidas no site www.mozarteum.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário