sábado, 29 de agosto de 2015

SECULT LAMENTA MORTE DE JOSÉ MARIA BEL

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Maria Cosmo da Silva, o José Maria Bel, registrado no final da noite desta quinta-feira, 27/8. Personagem de Fortaleza, José Maria, que se despediu de nós aos 64 anos, era conhecido pelo amor ao ídolo, o cantor e compositor cearense Belchior.

Além de prestar tributo ao grande cantor sobralense, José Maria se tornou conhecido e querido em Fortaleza a partir do Badubel, casa marcada pela descontração, pela atmosfera de informalidade e simplicidade, pelo carinho com que ele sempre recebeu a todos, fazendo questão de cumprimentar um a um cada frequentador.

A casa sempre foi um espaço também para os músicos de Fortaleza, da cena independente e da produção autoral, com inúmeras apresentações e espaço aberto para "canjas" em que muitos novos cantores, compositores e instrumentistas foram revelados. Muitos músicos de renome nacional, em visita a Fortaleza, também passaram pelo espaço, cujas paredes guardam fotos de José Maria Bel ao lado de Belchior, além de diversas caricaturas do cantor e compositor.

José Maria teve em um evento promovido pela Secult, a celebração do Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro de 2013, um dos momentos de maior alegria para ele: cantar em um palco de grande porte, na Praça do Ferreira, com uma banda formada por grandes instrumentistas cearenses sob direção musical do guitarrista Mimi Rocha, prestando tributo ao ídolo. O mesmo show foi depois adaptado para a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com grande público e entusiasmados aplausos.

De acordo com a família, José Maria partiu às 23h31 desta quinta-feira. O velório acontece na funerária Plaza Alvorada, na Avenida Domingos Olímpio, com o sepultamento às 11h, no Parque da Paz. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará presta homenagem a esse personagem da música e da cidade, solidarizando-se com todos os familiares, amigos, colegas e frequentadores que fizeram do Badubel um espaço importante para Fortaleza e a cena musical cearense.

Guilherme Sampaio
Secretário da Cultura do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário