domingo, 30 de agosto de 2015

ESCRITOR E NEUROLOGISTA OLIVER SACKS MORRE AOS 82 ANOS

O professor de neurologia da Universidade de Columbia, Oliver Sacks (Foto: Luigi Novi/Wikicommons)Professor de neurologia da Universidade de Columbia, Oliver Sacks, em foto de arquivo (Foto: Luigi Novi/Wikicommons)

O neurologista e escritor britânico Oliver Sacks, de 82 anos, morreu neste domingo (30) vítima de câncer, segundo o  jornal "The New York Times". O autor de livros de sucesso 'Tempo de Despertar' e 'O homem que confundiu sua mulher com um chapéu' morreu em sua casa em Nova York.

No livro "Tempo de Despertar", escrito em de 1973, ele faz um relato autobiográfico em que conta sua experiência com pacientes que sofrem de uma condição chamada encefalite letárgica e como saíram, pelo menos brevemente, de seus estados catatônicos com a ajuda de um remédio.

A história foi adaptada em um filme homônimo em 1990, protagonizado por Robin Williams e Robert De Niro e que teve três indicações ao Oscar.

O cientista revelou que estava em fase terminal em um emotivo e equilibrado artigo publicado na seção de opinião do jornal "The New York Times" em fevereiro desse ano.

"Sinto-me grato por ter tido nove anos de boa saúde e produtividade desde o diagnóstico original, mas agora estou de cara com a morte", escreveu.

"Agora depende de mim escolher como quero viver os meses que me restam. Tenho que viver da maneira mais rica, profunda e produtiva que puder".

Este ano, o "New York Times" descreveu Sacks como "o aclamado poeta da medicina moderna". Seus livros foram traduzidos para 25 idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário