domingo, 23 de agosto de 2015

AGENDA AFRO: 23 DE AGOSTO DE 1900 NASCE JOSÉ CORREIA LEITE



Em 23 de agosto de 1900 nascia, em São Paulo, um dos mais importantes ativistas da imprensa negra do Brasil: José Correia Leite. De origem humilde e tendo que trabalhar desde jovem, Correia Leite foi entregador de marmitas, lenheiro e até cocheiro.

Mais tarde, Correia Leite se tornou um dos principais personagens do Movimento Negro Brasileiro. Aos 24 anos fundou, junto com Jayme de Aguiar, o jornal “O Clarim”, que recebeu mais tarde o nome de “O Clarim d’Alvorada”, publicado de 1924 a 1932. Como idealizador do projeto, foi o diretor responsável, redator, repórter e gráfico do periódico que na época ficou conhecido como um jornal feito por negros para a comunidade negra.

O jornalista também integrou o Conselho da fundação da Frente Negra, fundou o Clube Negro de Cultura Social, do qual foi um dos secretários e orientadores. Na mesma época, colaborou na fundação da Associação dos Negros Brasileiros. Em 1956 foi inaugurada a fundação da Associação Cultural do Negro, na qual Correia Leite assume a função de presidente do Conselho Deliberativo, até 1965. Ainda em 1960 participou da fundação da revista “Niger”.

Além de atuar nos jornais e associações citadas, José Correia Leite escreveu também para outros órgãos da Imprensa Negra.

Colaborou, com seus depoimentos e material bibliográfico, para diversos trabalhos sociológicos. Foi entrevistado para a realização de documentários cinematográficos como “O Negro da Senzala ao Soul”, da RTC, “A Escravidão”, de Zózimo Bulbul, e outros.

Após se aposentar, José Correia Leite dedicou-se à pintura. Faleceu em 27 de fevereiro de 1989, na cidade de São Paulo, aos 88 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário