quarta-feira, 22 de julho de 2015

POETAS VENCEDORES DO 10º CONCURSO POETIZAR O MUNDO

Foram inscritos 425 poemas.

Os jurados: Arriete Rangel de Abreu, Marli Terezinha Andrucho, Neyd Montingelli e Valdir Alvarenga.


1º Lugar


PLENILÚNIO

A Lua branca, a Lua cheia,
Que minh'alma incendeia,
Corre pelo pano do céu,
Tirando, das nuvens, o véu.

Ricardo José de Souza Almeida


Breve Currículo: Ricardo José de Souza Almeida é poeta, escritor, cantor, compositor e engenheiro civil graduado pela UFRGS. Publicou cinco livros de poesias e lançou três CDs. Foi premiado em diversos concursos de literatura. Foi idealizador e membro-fundador da Academia Santanense de Letras. Em 2009, concluiu, com nota máxima, Pós-graduação em Literatura Brasileira na UFRGS. Realiza apresentações musicais em locais diversos. Natural de Sant’Ana do Livramento, reside
em Porto Alegre.

____________

2º LUGAR
Semente

toda vez
que sua sombra
me invade
faz de mim
árvore

Marco Aurélio Cruz Plácido

"De um impulso, descobri que podia escrever e numa homenagem ao meu falecido irmão, lancei meus primeiros livros de poesia. Seus nomes já dizem tudo: DENTRO DE MIM, OCULTO E PRÓPRIO AMOR. Dentro de mim ocultava meu próprio amore foi o que me levou a querer expandir meu destino, comecei menino a cantar, mas só mostrei depois de lançar o CD "Coleção de Besouros" montei banda e divulgo meu trabalho com shows.Em novembro do ano passado, lancei o 8º livro - H'Amor."

______


3º LUGAR

Canção pra Lua

Lua cheia, fria, exaustivamente cantada,
Minha visão a ti está acostumada,
És a luz que me falta,
Luz baixa que brilha alta...

Alan Roger da Silva Dias


___________

MENÇÕES HONROSAS

O barulho do insconsciente

Ouviste tal melodia
Acalantar teus vales pensantes?
Há um silêncio perturbador
Ou o estrondo tornou-se um semblante?

Júlia Soresini Ramalho Diláscio


Natural de Vitória, Espírito Santo. Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonada por literatura, música e fotografia. Acredita na poesia como instrumento de reflexão e mudança, seja individual ou perante a sociedade. Afirma que não se pode descartar a força que a escrita tem em impactar as pessoas. Utiliza a frase de Cora Coralina para confirmar sua colocação: "Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas".


_____________

Anamnese: saudade

Sinto tanto tua falta
que até não respiro direito
o pulmão anda sem fôlego
com a dor que pesa no peito.

Mia Azevedo

Formada em Letras/Português e Inglês, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, sou professora. E pelo incentivo das professoras da minha vida, aos poucos onze anos, tive minha primeira poesia publicada por meio de concurso literário da cidade de Ponta Grossa.


_____________

Sina

Minha alma é poética
É etílica
É lírica
É romântica fatídica

Isabella Luiz Viana da Costa
É natural de Recife, Pernambuco. Graduanda de letras da Universidade Federal de Pernambuco. Desistiu da área de saúde e criou coragem para se aventurar no mundo das letras e dos versos. Poetisa, escritora e moderadora do blog pessoal Ideologia Clandestina. Tem contos e poesias publicados em sites voltados à literatura.

__________________



Nuvens

Digo-te, nefelibata obstinada
os teus sonhos são válidos
brota, de ti, pele honrada
mistérios, milagres compelidos
Eternarás pilares criados.

Ana Costa
Nascida no Porto (Portugal), licenciou-se no curso de Ciência da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Escreveu "Misantropia esclarecida" (2014, Livros de Ontem) e é autora de uma das fotografias constantes na colectânea "Penélope" (2014, Livros de Ontem e The Art Boulevard). Vive a escrita e coexiste com ela, numa relação de mútuo suporte de respiração. Ama tudo o que à Arte diz respeito; é hora vaga num mundo niilista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário