sexta-feira, 31 de julho de 2015

POETA ANTONIO CARLOS SECCHIN FARÁ RECITAL NO RIO

O Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin, Primeiro-Secretário da Academia Brasileira de Letras, fará recital de poesia, dizendo poemas seus (inéditos) e alheios, no encerramento do Projeto Ocupação Poética, coordenado por Paulo Sabino. O evento está programado para domingo, dia 2 de agosto, às 20 horas, no Teatro Candido Mendes, Rua Joana Angélica, 63, Ipanema.

O projeto, dividido em três noites, contará com a participação de seis poetas, de sexta-feira, dia 31 de julho, a domingo, dia 2 de agosto: Adriano Espínola, Alex Varella, Antonio Cicero, Paulo Henrique Britto e Salgado Maranhão, além de Secchin.

Saiba mais
Sétimo ocupante da Cadeira nº 19 da ABL, eleito em 03 de junho de 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira, Antonio Carlos Secchin é Doutor em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro, Professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, Roma, Rennes, Mérida, Nápolis, Paris Sorbonne e da Faculdade de Letras da UFRJ – onde foi aprovado, em 1993, por unanimidade, com nota máxima, em concurso público para professor titular. Orientou 24 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e três pesquisas de pós-doutorado. Ministrou 48 cursos e participou de 177 bancas de pós-graduação, no país e no exterior.

Poeta e ensaísta, Secchin publicou, entre outras obras, João Cabral: a poesia do menos (1985), Poesia e desordem (1996), Todos os ventos (poemas reunidos, 2002, ganhador dos Prêmios da ABL, da Biblioteca Nacional e do Pen Clube), Escritos sobre poesia & alguma ficção (2003), 50 poemas escolhidos pelo autor (2006), Memórias de um leitor de poesia (2010), Eus & outras (antologia poética, 2013).

Ainda em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, com dezenas de artigos, ensaios e depoimentos sobre a produção do Acadêmico como escritor, editor, docente e bibliófilo. Este ano, em abril, lançou João Cabral de Melo Neto: Uma fala só lâmina. Secchin é Oficial da Ordem de Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário